quarta-feira, 24 de abril de 2013

FALTA DE TEMPO...

A vida está ansiando por mais tempo...Tempo para rasgar o tempo.
rasgar em pedaços,desfazer todos os laços,de momentos perdidos,
num lugar qualquer esquecidos.
Tempo,éter, espaço...
Tempo para dar aquele abraço que não tive tempo de dar.
Tempo de colher flores, no lugar dos dissabores,
que insistem em me amargar...
Tempo que passou tão depressa,nesta minha vida sem pressa
Em viver cada momento.Sentir em  meus cabelos a força do vento,
para em meu rosto minhas lágrimas espalhar...Ah tempo!
Se eu pudesse te parar...poder fazer tudo aquilo que eu quis,
E por tua falta,não pude realizar...
Tempo tu começas a me faltar.quero meu corpo levitar
por entre nuvens nas formas que imagino no céu
Voar entre espaços,passear nas horas...Livre ao leu.
Tempo que leva e trás amores,que alivia as dores...
Tempo me deixa andar por corredores,
que ainda quero passar.
Tempo...Me dá mais tempo,
Pois ainda tenho muito que amar.

Nádia Aisha D'Andrea.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA DA MÃE TERRA-O GRITO!







O GRITO DA MÃE TERRA


A vida clama nas entranhas da Mãe Terra, 
Ouvem-se seus gritos de dor e sofrimento, 
“Toda a criação geme em dores de parto”
Rasga-se o ventre para a vida nascer.
O deserto é secura desumana,
Por justiça, igualdade a vida clama!
Em cima, a Terra é árida e fria;
Em suas entranhas gera vida e alegria!
Ouve-se os gritos nas Entranhas da Mãe Terra.
São os boias-frias, sem terra, sem boia, 
querendo nascer, querendo viver... 
SER!
Passam-se os meses... Oito... Nove...?
Não sei ao certo!
Deixem, deixem nascer no deserto,
a vida que está para acontecer!
Ecoa-se nos ares o choro da Mãe Terra
em dores de parto.
Nascerá na favela, no cortiço, na rua?
Os filhos de suas Entranhas nuas!
Gritos se ouvem em todo o País...
Seca, fome, violência, corrupção, miséria, dor; 
são gritos profundos que vêm do submundo!
Cavem! Cavem! Cavem mais fundo!
A Mãe Terra está grávida.
Não deixem a esperança morrer...

quinta-feira, 18 de abril de 2013

VIDA E OBRA DE CHARLES CHAPLIN


Sir Charlie Spencer Chaplin foi ator, diretor, produtor e autor cinematográfico.
Considerado o maior ator da história do cinema, Chaplin é aclamado por muitos como o maior artista que já existiu.
Chaplin inspirou a vida de muitas pessoas com suas comédias e personagens criativos, atingindo fama mundial através do cinema mudo.

Sua Vida

Chalie Chaplin nasceu em Londres, no dia 16 de abril de 1889.
Sua família era pobre e Chaplin passou grande parte de sua infância em um orfanato.
Chaplin nunca soube a identidade de seu pai verdadeiro. Sua mãe, Hannah, era uma atriz mal sucedida que passou a infância de Chaplin em institutos psiquiátricos.
Chaplin e seu irmão cresceram como órfãos.
Seu padrasto era alcoólatra, tendo abandonado sua mãe quando Chaplin ainda era criança.
Charlie Chaplin
Charlie Chaplin
Desde os cinco anos, Chaplin e seu meio-irmão Sidney faziam apresentações pelas ruas. Chaplin deixou a escola aos 10 anos e foi trabalhar como mímico. Em 1910, ele viajou para os Estados Unidos com seu grupo de mímica, os Comediantes Silenciosos de Fred Karno, permanecendo no país.
Em 1913, Chaplin juntou-se aos Estúdios Keystone, na Cidade de Nova Iorque. Sua primeira aparição no cinema foi em 1914, no filme “Carlitos Repórter”, que lhe trouxe fama nacional. Ainda em 1914, com o filme “Corridas de Automóveis para Meninos”, surgiu o personagem do Vagabundo, representado pelo próprio Chaplin. O Vagabundo se tornaria um marco na carreira de Chaplin.
Em 1918 Chaplin criou seu próprio estúdio, o United Artists, juntamente com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith. Permaneceu sócio do estúdio até 1952. Na United Artists, Chaplin tornou-se a primeira, e provavelmente a única pessoa a controlar todos os setores da produção cinematográfica, incluindo seleção de elenco, direção, produção, edição e atuação.
Em 1927, na industria cinematográfica, o som foi o introduzido à produção de filmes. Chaplin se recusou a adicionar voz aos seus personagens, continuando a trabalhar com a mímica. Chaplin apenas veio a mudar de linha em 1940, com seu primeiro filme falado, em um de seus melhores filmes, O Grande Ditador.
Charlie Chaplin
Cena do filme O Grande Ditador
Apesar de ter vivido décadas nos Estados Unidos, Chaplin nunca se tornou um cidadão americano. Ele se considerava um cidadão do mundo, rejeitando e ridicularizando qualquer tipo de patriotismo.
Durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, Chaplin fez trabalhos com mensagens políticas: na Segunda Guerra Mundial, ele criticou Hitler e os Nazistas, e na Guerra Fria ele expressou sua simpatia em relação aos pacifistas e comunistas. Por causa de alguns de seus filmes politizados, Chaplin acabou vítima da campanha anti-comunista de Joseph McCarthy, conhecida como Macartismo ou “a caça às bruxas”. O FBI criou um dossiê contendo 2.000 páginas sobre o artista, sem nenhuma prova de que ele era comunista.
Em 1952, dois dias após partir para a Inglaterra para promover seu novo filme, Chaplin teve seu visto de entrada para os Estados Unidos removido. Ele então foi morar na Suíça, onde viveu até o fim de sua vida com sua esposa Oona e sua família.
Em 1972, 20 anos após ter tido seu visto americano confiscado, Chaplin foi convidado a voltar aos Estados Unidos para receber um Prêmio Honorário, na cerimônia de entrega do Oscar, por suas contribuições à indústria cinematográfica. Na premiação, Chaplin recebeu a maior ovação de toda a história do Oscar.
Três anos depois, em 1975, Chaplin recebeu uma das maiores honrarias que um artista pode receber: foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II, obtendo assim seu título de Sir.
Apesar de muito admirado por seu trabalho, Chaplin era freqüentemente criticado em sua vida pessoal. Casou quatro vezes, sempre com mulheres bem mais jovens, e estas uniões não duravam muitos anos. Com sua segunda esposa, Lita Grey, Chaplin teve 2 filhos, e com a quarta esposa, Oona O´Neil, teve oito filhos.
Oona tinha apenas 18 anos quando se casaram em 1943. O casal permaneceu junto até a morte de Chaplin, em 25 de dezembro de 1977.

Suas Obras

Charlie Chaplin foi sem dúvida um dos verdadeiros gênios da história da sétima arte. Em toda sua obra, o Vagabundo permanece como sendo o seu personagem mais famoso e adorado, aparecendo em mais de 70 filmes.
Em vários filmes, O Vagabundo faz de tudo pela mulher que ele adora, finalmente entendendo que elas nunca se apaixonariam por um vagabundo como ele.
O Vagabundo usava um fraque, sapatos grandes, um chapéu e uma bengala. O personagem foi inspirado na infância pobre do próprio Chaplin, O Vagabundo tornou-se uma figura humana, adorada em todo o mundo.
Chaplin hesitou em adicionar o som a seus filmes até 1931, com Luzes da Ribalta. Nele, o Vagabundo continuou se expressando através de mímica, vivendo um amor platônico por uma vendedora de flores cega. Chaplin adicionou trilha e efeitos sonoros ao filme, mas nenhum dialogo. A partir de então ele passou a compor trilhas sonoras para seus filmes e adicionou música a alguns de seus antigos clássicos.
O Vagabundo somente recebeu voz ao cantar uma música no filme Tempos Modernos (1936). Em seguida, Chaplin abandonou o papel do Vagabundo e passou a representar personagens diversificados. Esta transição é marcada por O Grande Ditador (1940).
O Grande Ditador (1940) foi o primeiro filme de Chaplin inteiramente falado, uma mescla de comédia com uma afiada e irônica crítica política. Chaplin representa dois papéis no filme, o de um barbeiro judeu e o de um ditador, um “Hitler” do país da Tomania. Outro personagem da obra, Benzino Napaloni de Bactéria, é uma caricatura fiel de Benito Mussolini.
Em 1947, Chaplin lançou o filme Monsieur Verdoux, um trabalho brilhante com uma distinta visão do pós-guerra e pós-Holocausto.
Entre as mais importantes obras de Charlie Chaplin estão:
O Garoto (1921)
Pastor de Almas (1923)
Em Busca do Ouro (1925)
O Circo (1928)
Luzes da Cidade (1931)
Tempos Modernos (1936)
O Grande Ditador (1940)
Monsieur Verdoux (1947)
Luzes da Ribalta (1952)
Um Rei em Nova Iorque .
                                           
                                                             CHARLIE CHAPLIN 
Charlie Chaplin
O destino de Charlie Chaplin estava previamente traçado já no seu nascimento. Sua mãe era atriz de comédias e seu pai artista do music-hall. O fato de seu pai ter abandonado a família quando Charles ainda era pequeno e o fim da carreira de sua mãe, devido a um problema na laringe, obrigou-o a subir em um palco aos 5 anos de idade. Aos 8, seu conseguiu que fosse contratado pela companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads.
Em 1901, assinou seu primeiro contrato estável como ator. Nesse mesmo ano começou a atuar no Circo Casey, onde desenvolveu boa parte das habilidades cômicas que o fariam famoso alguns anos depois.
Seu irmão, Sidney, o apresentou ao acrobata Fred Karno, que o contratou para atuar em sua companhia e, em 1909, Chaplin seguia para Paris, onde faria sua primeira temporada. Um ano depois, Karno o transformou no primeiro ator da companhia nas representações que faria na América do Norte.
Essa tournée iria ser a responsável pela entrada de Chaplin no cinema, como contratado da Keystone Comedy Film Company de Mack Sennett, em 1913, com um salário de 150 dólares por semana.
Charlie Chaplin
Charlie Chaplin
Foi no segundo filme na Keystone, Corrida de automóveis para meninos (1914), que surgiu o personagem inesquecível de Chaplin.
Sennett lhe pediu que se vestisse de maneira engraçada e, segundo palavras do próprio Chaplin: 'Pensei que poderia usar umas calças muito grandes e uns sapatos enormes, além de uma bengala e um chapéu coco.
Queria que tudo fosse contraditório: as calças folgadas, o paletó apertado, o chapéu pequeno e os sapatos enormes. Não sabia se deveria parecer velho ou jovem, mas quando me lembrei que Sennett tinha pensado que eu era bem mais velho, coloquei um bigodinho que me daria alguns anos, sem esconder minha expressão'.
Em 1915, consegue um contrato com a Essanay, ganhando 1.250 dólares semanais e uma bonificação de 10.000 dólares, e em 1916, com a Mutual, por 10.000 dólares semanais e uma bonificação inicial de 150.000 dólares.
Esse investimento o faz montar uma equipe de colaboradores que iria acompanhá-lo por bastante tempo, como o câmera Rollie Totheroh e os atores Eric Campbell, Henry Bergman, Albert Austin e Edna Purviance. Então surgem as primeiras obras-primas como Carlitos no Armazém (1916), Rua da Paz (1917), O balneário (1917) e O emigrante (1917). O sucesso faz com que a produtora coloque o estúdio Lone Star, em Los Angeles, à disposição de Chaplin, dando a condição para que ele possa trabalhar e criar à vontade.
Charlie Chaplin
Charlie Chaplin
Em 1919, une-se a Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David Griffith para criarem uma companhia própria, a United Artists.
Antes de se dedicar à UA, Chaplin tem que realizar os filmes que 'deve' do contrato anterior, de onde saem novas obras primas como: Vida de cachorro (1918), Ombro, armas ! (1918), O peregrino (1923) e O garoto (1923). A primeira comédia de Chaplin para a United Artists só é realizada em 1925, mas a espera valeu a pena. Em busca do Ouro é uma das melhores peças do trabalho de Chaplin.
Em junho de 1925, nasce Charlie Chaplin Jr., resultado de seu relacionamento com Lita Grey. Chaplin já havido se casado uma vez em 1918 com Mildred Harris, com quem teve um filho que morreu logo após o parto, mas o casamento durou pouco. Com Lita ainda um segundo filho, Sydney Earle, nascido em março de 1926. O casal se divorciou em 1927.
Quando Chaplin começou as filmagens de Luzes da cidade em 1928, o cinema já havia entrado na era do som, mas ele decidiu que sua arte ainda não cederia a esta nova condição - 'A beleza plástica continua sendo a coisa mais importante do cinema. O cinema é uma arte pictórica'. E Luzes da cidade apsesar de possuir uma trilha sonora, não apresentava nenhum diálogo.
Nos anos 30, Chaplin realizaria apenas dois trabalhos, mas que foram, sem dúvida, os mais importantes de sua carreira. Em 1936 filmou Tempos Modernos , uma sátira sobre a alienação do trabalho e, em 1940 filma O Grande Ditador , uma das primeira reações do cinema à figura de Hitler o ao nazismo. Estes dois filmes colocaram Chaplin na lista negra dos movimentos anticomunistas, apesar dos EUA estarem em guerra contra a Alemanha e aliados à URSS.
Nessa época Chaplin já havia conhecido Oona O'Neil sua quarta esposa (Paulette Goddard foi seu 3º casamento, que durou de 1933 à 1941), com quem se cas em 1943. Monsieur Verdoux é filmado em 1947. Chaplin enfrenta nesse período o Comitê de Atividades Antiamericanas, onde figura como membro da lista de testemunhas hostis. Apesar desse ambiente desfavorável, Chaplin rodou Luzes da Ribalta (1952), um drama sobre um artista decadente que dedica seus últimos anos de vida a incentivar a carreira de uma jovem bailarina. Em setembro deste ano, Chaplin e sua família pressionados pelo Departamento de Imigração, embarca para Londres e logo em seguida fixa residencia na Suiça. Um rei em Nova York (1956) é sua vingança definitiva às humilhações passadas nos EUA.
Em 1971, ganha um Oscar pela sua 'incalculável contribuição ao cinema', e em 1972 ganha o Oscar de melhor trilha sonora por Luzes da ribalta , 20 anos após sua estréia. Na madrugada do Natal de 1977, o cinema e o mundo perdiam, para sempre, a alegria deCharlie Chaplin.
Sómente em 1992, o cinema se dignou a homenagear um de seus maiores criadores. O diretor Richard Attemborough filma Chaplin, com uma bela atuação de Robert Downey Jr como protagonista e nomes como Dan Aykroyd e Anthony Hopkins no cast. Geraldine Chaplin, sua filha, é que representa o papel da mãe de Charlie Chaplin, com uma atuação emocionante.
Fonte: Inter.net

segunda-feira, 15 de abril de 2013

UM MOSQUITO GANHA A GUERRA.

Vivemos hoje em toda Região dos Lagos uma epidemia de dengue.
Fico pasma em ver como um mosquito vence um ser que anda,fala
mas...diz que pensa.
Não se pode dizer que é falta de informação,não,não é.Várias campanhas

 foram feitas para esclarecimento da população,e todo ano é a mesma coisa.
Hospitais lotados,pessoas morrendo.Reclamam das autoridades,mas se esquecem
de ter os cuidados em suas casas.
Enquanto a falta de educação,higiene,relaxamento continuarem dominando a mente 
desses seres bípedes que agem como quadrúpedes,perderemos sempre esta guerra.
Encontrei este foco ao lado da minha casa.Residência de um DENTISTA!
Um profissional da área de saúde age assim,esperar o que de uma sociedade?
Não vou ficar falando o que todo mundo sabe que deve ser feito.Façam!
Cuidem de suas casas,seus quintais.Façam a sua parte,e caminhemos juntos,
Sociedade e Autoridade.
Enquanto isso um pensamento não sai da minha mente,guando me deparo com
um criadouro-maternidade Do Aedes Aegypti,em uma casa:
"Acho que sou exigente demais...Essa pessoa já fala,anda e eu ainda quero que pense"!



terça-feira, 9 de abril de 2013

PROIBIDA ENTRADA DE POBRE EM CABO FRIO-RJ

Nunca uso esse espaço para atacar ou denegrir a imagem de ninguém.Meu objetivo é
outro,procuro levar coisas úteis a quem aqui acessa.Mas hoje peço licença pois preciso falar.
Lendo um blog da região me deparo com uma postagem irônica e preconceituosa a respeito
do turista pobre.Postagem esta feita por uma pessoa que trabalha na Prefeitura desta cidade.
E fiquei por horas me perguntando:Como pode isso?Como pode uma Prefeitura de uma cidade
discriminar os menos favorecidos,só porque não se hospedam nos hotéis da cidade,trazem seus
sustentos e não gastam em restaurantes q cobram preços absurdos?
Como pode reclamar da qualidade do turismo,se o próprio Prefeito promove shows gratuitos com
artistas famosos na praia?Isso atrai turista rico?Claro que não...Rico paga para assistir qualquer show
confortavelmente.O pobre sim,tem a oportunidade de ver artistas famosos,cujo poder financeiro não lhes permite pagar.
Por que discriminar pessoas pelo seu poder aquisitivo,se vivemos num país de maioria desfavorecida?
Não,não consigo entender onde está a diferença.Não classifico pessoas por suas condições sociais.
No instante em que o mundo luta por igualdades,leio esta bobagem discriminatória.
Ninguém é melhor ou pior pelo dinheiro que possui.Todos somos iguais perante as Leis que regem este País de tantos contrastes.
Se vocês que não possuem recursos financeiros para se hospedarem nos hotéis daqui,não podem comer em restaurantes,fazem suas refeições em casa,não venham a Cabo Frio!
Aqui vocês não serão bem vindos!
Deu a louca nos preconceituosos que acham que moram em Mônaco.
Que coisa mais paradoxal esta.O Prefeito faz shows de graça na praia,trazendo assim os turistas pobres.
mas um subordinado seu,critica e discrimina este mesmo pobre turismo.Vai entender!
Se alguém se encontra entre estas proibições,venha não,procurem outras cidades vizinhas,
onde com certeza serão bem acolhidos.
Preconceito...Tô fora!




terça-feira, 2 de abril de 2013

DICAS E DICAS...


DICAS NA COZINHA


Seu detergente dura pouco tempo? Não tira tanto da gordura quanto você precisa que retire? Coloque algumas gotas de vinagre no frasco do detergente e mexa até que misture completamente. Suas panelas ficarão mais brilhantes e as louças desengordurarão com mais facilidade.
Mexeu com alho ou cebola, água sanitária ou qualquer outra coisa que deixa cheiro forte nas mãos? Segure uma peça de aço inoxidável (pode ser uma panela, uma colher ou qualquer coisa) embaixo da torneira aberta e o cheiro sairá.
Não sabe mais o que fazer para o arroz ficar solto? Coloque uma colher de vinagre quando o arroz estiver cozinhando. Se o arroz ficou empapado, lave-o no escorredor de macarrão e refaça o tempero, ajustando um pouco do sal.


DICAS NO BANHEIRO


O lugar do cesto de roupa suja não é o banheiro. Como o ambiente é úmido, as roupas podem ficar úmidas e criar bolor, que, além de mau cheiro, pode comprometer definitivamente as peças.
Depois de escovar os dentes limpe imediatamente a pia. Os resíduos químicos do creme dental podem comprometer a louça da pia se ela for feita de cerâmica.
Desinfetante e aromatizador são duas das coisas mais imprescindíveis para um banheiro ficar sempre em ordem com os odores. Deixe o par sempre ao lado do vaso sanitário para maiores imprevistos.
Papel higiênico sempre deve estar a vista. Ninguém vai gostar da idéia de ver o rolo acabando em um momento em que ele se faz mais do que necessário, não é mesmo?


DICAS NA SALA


Está pensando em trocar de estofado ou pintar a parede? Planeje para pintar os dois da mesma cor, mudando o tom. Isto torna o ambiente aconchegante e elegante.
Na hora de organizar a sala, coloque um sofá de frente para o outro. Isto facilita a comunicação entre seus convidados e seus familiares, uma vez que todos podem se olhar sempre.
Açúcar e ou aspirina prometem deixar as flores do vaso vivas por mais tempo. Se você tem o hábito de deixar algumas decorando a sala, experimente.


DICAS PARA A LAVANDERIA


Se tiver algum acidente com batom, coloque álcool em cima da macha e esfregue antes de lavar. Isto vai fazer com que a cera se solte um pouco.
Para manchas com caneta esferográfica, lave antes com leite e vinagre, repetindo o processo algumas vezes na área manchada até que ela se atenue ou saia.
Já as manchas de café são mais facilmente removidas se você lavar a roupa com água morna e glicerina.

Fonte de pesquisa:Arte e Sabor.






segunda-feira, 1 de abril de 2013

REUTILIZANDO A BORRA DO CAFÉ.


Além do ar místico que existe a respeito da borra de café, ela possui uma grande série de utilidade dentro de nossa casa. Conheça algumas formas de utilização:
Intensificar a cor – coloque um pouco de borra de café nas tintas claras para obter um tom pastel. Nos artesanatos ela pode ser polvilhada por cima de uma cola úmida criando um efeito alto relevo. Pode ser usada também na pintura.
Neutralizando odores – utilizada na geladeira pode retirar cheiros fortes presos na geladeira. Pode ser usada para lavar a mão após cortar alho ou cebola.
Combater o mosquito da dengue – muito utilizada para preencher os vasos de plantas para que não junte água e matando os possíveis criadouros da dengue. Além de, a cafeína matar os ovos do Aedes aegypti.
Plantas mais fortes e bonitas – a cada quatro ou cinco meses, coloque um pouco de borra de café na terra dos vasos ou espalhe nas plantas do jardim. A borra é um poderoso fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.
Limpeza de folhas – excelente para limpar folhas das plantas que ficam dentro de casa, basta diluir uma parte de borra em cinco partes de água, molhar um pano ou algodão e passar nas folhas.
Repelente de pragas e insetos – jogue a borra no formigueiro, no caminho das formigas ou na terra das plantas que se quer proteger.
Ensine seu gato – alguns gatos se sentem incomodados com o cheiro da borra. Então, faça o teste. Coloque um pouco de borra no local onde você não quer que ele faça xixi.
Tempero especial – passe um pouco de borra na carne antes de tempera-la. Além de ficar mais macia, ficará com um gostinho especial

VELAS DE ANDIROBA E CITRONELA-COMO FAZER.


Material necessário:
2 kg de parafina plus
100 ml de óleo ou essência de andiroba
50 gr de pó de andiroba
80 ml de Essência de Citronela
Forma de alumínio ou folha galvanizada no modelo desejado
Pavio
Como fazer:
Derreta a parafina plus em banho maria, retire do fogo e espere uns 3 minutos e depois misture o óleo de andiroba, a essência de citronela e o pó de andiroba. Mexa bem para que fique uma mistura homogênea.
Prepare a forma, untando com vaselina pasta ou vaselina líquida, centre bem o pavio e prenda com palitos ou prendedor de roupas.
Aos poucos, encha a forma com a parafina e espere esfriar um pouco, depois complete com mais parafina para que a vela fique uniforme.
Depois é só desenformar e usar a vela como repelente.
Para fazer menor quantidade é só usar os produtos na mesma proporção.

Cuidados importantes:
A parafina é inflamável, portanto muito cuidado para derreter.
Não deixe a essência próxima do fogo.