sexta-feira, 1 de junho de 2012

JARDINAGEM - TIPOS DE GRAMAS


Paspalum notatum - Grama batatais, forquilha, Mato grosso. 
É bem comum e rústica. As folhas são verde-claro, duras e pilosas. Resiste bem a secas, pisoteios, pragas e doenças. Evita a erosão por suas raízes bem reticuladas, e filtra bem a água. É de pleno sol. Quando floresce, deve ser podada com maior freqüência para melhor aparência. É indicada para parques  públicos, chácaras, grandes áreas e campos de futebol populares. É bastante cultivada por ser resistente à seca e a solos pobres.
Axonopus compressus - Grama São Carlos ou curitibana. 
As folhas verde intenso, largas, lisas e sem pêlos. É de pleno sol ou meia-sombra. Crescimento lento para o alto, formando um tapete bem denso. Resiste bem a pragas e doenças e ao frio, prefere clima ameno. É indicada para jardins residenciais e comerciais em regiões de clima frio
Stenotaphrum secundatum - Grama Santo Agostinho ou grama inglesa. 
Folhas de largura e comprimento médios, lisas e sem pêlos. Cor verde escuro. Prefere sol pleno, pouco pisoteio e o clima do litoral, devido à tolerância à salinidade. Em locais mais frios, deve ser coberta com uma camada de terra nos dias mais frios e com risco de geada. É indicada para casa de praia e demais jardins no litoral ou regiões com clima mais quente.
Wild zoysia - Grama Esmeralda 
Folhas estreitas de cor verde-esmeralda e macias.Forma um perfeito tapete de grama. É indicada para gramados residenciais  a pleno sol, em substituição a grama batatais e a grama inglesa, por ter folhagem mais delicada e exigir podas menos freqüentes. É mais rústica que as demais espécies de zoysia, entretanto não resiste tanto ao pisoteio como a grama batatais e é menos tolerante ao sombreamento que a grama S. Carlos. Precisa de terra fértil e irrigada periodicamente.
Cynodum dactylum - Grama Bermudas 
Folhas estreitas e crescimento rápido. Cor verde intenso. Embora muito macia , tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se  rapidamente quando submetida aos maus tratos. Indicada para plaugrounds, campos de futebol, pólo, tênis e outros.
Zoysia matrella - Grama japonesa ou coreana. 
Folhas macias, muito finas e compactas. Utilizada para formação de gramados à pleno sol. O crescimento em altura é muito lento, o que consiste numa boa característica para uma grama. Não sendo podada forma um verdadeiro colchão. Quando podada tem o inconveniente de ficar exposta a ramagem inferior desprovida de folhas, com aspecto de seca. Não é muito resistente ao pisoteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário