sexta-feira, 2 de março de 2012

IXORAS - PLANTIO E CUIDADOS




Existem várias espécies diferentes de Ixoras disponíveis no mercado, algumas delas como a Ixora chinensis podem atingir maiores estaturas, cerca de dois metros quando adulta, já outras como a Ixora coccínea, também conhecida como Ixora mini, não passam de um metro de altura. A escolha da espécie adequada dependerá do seu gosto e espaço disponível, em geral elas são bem semelhantes entre si em outros aspectos.
O que mais atrai os criadores nesta planta asiática é o fato dela combinar uma aparência compacta, ideal para cercas vivas ou arbustos modelados, lindas flores de cinco lados que atraem beija flores e uma grande adaptação ao clima tropical, o que torna seu cultivo pouco complicado no Brasil. A somatória desses fatores torna-a excelente para decoração de exteriores, seja fazendo divisórias ou mesmo cultivada isoladamente, podendo na hora da poda ser esculpida artisticamente.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta que necessita ser cultivada a pleno sol, ou no máximo com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda sim receba bastante luz durante o dia, logo, ao planejar seu plantio, observe bem as condições de iluminação do lugar.
Na hora do plantio, lembre-se de deixar alguns palmos de distancia entre as mudas caso estiver compondo uma cerca viva, se elas ficarem extremamente juntas poderão prejudicar-se mutuamente competindo por espaço. Faça covas maiores que o torrão da planta, de modo a poder colocar a mistura de solo e adubo tanto no fundo das covas, quanto em volta dos torrões.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo fértil e de boa drenagem, para obter isso devemos misturar bastante areia e adubo orgânico ao solo onde estivermos plantando-a, a areia auxiliará a drenagem d’água, enquanto o fertilizante proverá todo nitrogênio necessário nos primeiros estágios de crescimento da planta.


Como Cuidar

As regas devem ser diárias, principalmente quando a planta for jovem, porém sem nunca encharcá-la. Quando a planta estiver mais crescida você poderá fazer a rega em dias alternados durante as épocas em que o solo demora mais para secar, como no frio.
Lembre-se de promover podas de formação frequentemente se você pretende moldar a planta de alguma forma específica, sempre com todos os cuidados necessário quanto a qualidade dos instrumentos usados e removendo sempre os ramos certos. Aplique a cada alguns meses um pouco de adubo orgânico sobre o solo para mantê-lo fértil, além de NPK rico em fósforo para estimular uma maior floração.




FOTOS DE IXORAS








FOTOS COM DIREITOS RESERVADOS: MEU JARDIM
D'ANDREA PAISAGISMO E JARDINAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário