terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONVITE E CONVIDADOS

Escolha dos convidados 
Quanto maior o número de convidados, mais heterogêneos podem ser eles. Em reuniões pequenas, no entanto, procure convidar pessoas que, mesmo não se conhecendo, tenham interesses comuns e, se possível, mesmo nível cultural. Convites devem ser feitos com uma semana de antecedência, no mínimo. Você pode fazê-los por telefone, sempre pessoalmente, nunca através de terceiros. Mencione o nome dos outros convidados para evitar o encontro entre pessoas que, sem que você saiba, não se "afinam". Convites estritamente formais, para muitos convidados, são impressos com data, hora e trajes e trazem impressas as letras R.S.V.P. (repondez s'il vous plaît = responda por favor) e enviados até um mês antes.
Se você é o convidado, manifeste sua alegria por ter sido lembrado. Se precisar consultar alguém, peça um prazo. Ligue o mais breve possível para dar sua resposta. Sabendo da presença de pessoas que não lhe são agradáveis, agradeça o convite delicadamente. Você tem o direito de não querer ir, mas procure uma desculpa simpática.
Convites impressos com R.S.V.P. devem ser respondidos no máximo 48 horas depois de recebidos. E respeite a resposta dada: se você disse que não irá, não poderá mesmo ir, ainda que mude de idéia.
Os mesmos critérios são válidos ao se convidar pessoas para restaurantes. Acrescentam-se apenas as refeições de negócios, onde o foco principal é o contato para estabelecer vínculos de interesse comercial. Mas, ainda assim, prevalece o cuidado ao formar o grupo para que o encontro seja agradável e produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário