terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PLANEJANDO UMA FESTA



Um bom planejamento é, com certeza, o ponto de partida imprescindível para o sucesso de qualquer evento. Mas não é isso o que muita gente pensa. Recebo dezenas de e-mails de mães de noivos, em pânico, pensando que a primeira questão é "o que devo servir?" Tento acalmá-las mostrando que esse não é, positivamente, o primeiro item a ser resolvido.
Uma festa, especialmente uma festa de casamento, por ser única, não pode começar por aí. Ainda há pouco, uma dessas assustadíssimas mamães me escreveu: "Minha filha vai se casar no próximo ano e já estou muito aflita pensando na festa. Por favor, me ajude: o que devo servir em um casamento à noite? "
"Calma, amiga. Vamos começar pelo começo correto," respondi, "vamos começar fazendo um bom planejamento. O cardápio vai ser pensado depois".
Isto serve para qualquer festa que você queira organizar. Leia com atenção e, com lápis e papel na mão, responda a todos os itens. Veja agora um roteiro de perguntas que vão ajudá-lo a definir e planejar com clareza a sua festa, qualquer que seja ela.

Antes de começar a agir, procure equacionar todas as questões, pois elas são absolutamente interdependentes e, às vezes, excludentes:
1 - Por quê ou a fim de quê você quer, precisa ou deve fazer esse encontro? Com isso, você vai ter clareza quanto aos objetivos e finalidades. Você quer uma festa formal, mais clássica, ou informal, descontraída? Encontre antes de tudo o seu estilo preferido.
2 - Para quem? Nesta resposta você vai encontrar sua lista de convidados. Quem são as pessoas que você precisa, deve ou quer convidar? Que gostos têm? Que limitações ou restrições? Que estilo de vida? Como oferecer-lhes algo compatível com você e elas?
3 - Para quantos? O número de pessoas está diretamente relacionado com o local disponível e com os recursos humanos e materiais com os quais você conta. E com suas possibilidades financeiras também.
4 - O quê será melhor fazer? Que tipo de refeição? Que tipo de serviço? Se você não conta com pessoas competentes para atender sua cozinha, por exemplo, é melhor planejar uma refeição de pratos frios, ou quentes que já possam ficar totalmente acabados e dependam apenas de um aquecimento rápido na hora de serem servidos. Outra alternativa é a contratação de serviços de sua confiança. E uma festa de grande porte só acontece contratando um bom Buffet. Existem muitos absolutamente maravilhosos, que lhe trarão total tranqüilidade.
5 - Onde? Com que local, com que espaços você conta? Quantas pessoas você pode receber confortavelmente em sua casa? Não confie nas boas condições atmosféricas. Será ótimo se houver um tempo bom, mas se chover, se fizer um sol tórrido ou um vento desagradável, um dia frio, você terá onde abrigar seus convidados? A melhor resposta, às vezes, é usar um outro espaço para sua reunião: um salão de festas, a casa de outra pessoa, um restaurante, um clube, uma chácara, um local coberto para não correr risco.
6 - Quando? Em que dia, mês e ano? Em que horário e com qual duração? Será um coquetel das 19 às 21 horas apenas com drinques e salgadinhos? Ou uma festa bucólica na fazenda, uma longa reunião começando às 10 da manhã, com direito a aperitivos, almoço e lanche antes da partida? É muito importante prever com segurança o início e o término da reunião, pois esse fator se liga diretamente à escolha do cardápio, às quantidades de alimentos e bebidas e aos recursos materiais e humanos com que você conta.
7 - Que pessoas poderão ajudar você nas compras, na arrumação, na cozinha, na faxina etc.? É importante poder distribuir todas as tarefas para que você também possa (e deve!) participar de sua reunião com bom humor, alegria e sem cansaço.
8 - Com quê você pode contar? Esta é a lista mais extensa, difícil de ser aqui citada por inteiro. Refere-se aos recursos materiais de que você necessita e dos que você já dispõe: mesas e cadeiras, toalhas e guardanapos, porcelanas, talheres e copos, objetos de adorno em geral, utensílios de cozinha, depósitos para gelar bebidas, fogão, forno, microondas, geladeira, freezer etc. Todos estes detalhes importantíssimos para apoiar seu evento podem ser alugados. Pense nisso..
9 - Quanto vai custar? Programe algo compatível com suas possibilidades financeiras. Afinal, o importante não é o quanto você vai gastar e sim a qualidade, o requinte e o carinho que você vai pôr em cada detalhe.
Depois de ler estas questões, responda-as por escrito a fim de não esquecer nenhum item. Comece por aquelas que são determinantes. Se você quer convidar cinqüenta pessoas e seu apartamento só comporta vinte, isto, logo de saída, já determinará a escolha de outro local. Respondido com bastante objetividade, este roteiro lhe será seguramente muito útil e tranqüilizador...
"Você entendeu agora porque não dá para começar pela escolha do cardápio? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário