quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SAÚDE SEXUAL

Doeu? Coçou? Ardeu? Apareceu um machucadinho de nada? Pois é. Pode não ser tão sem importância assim.
A gente precisa estar sempre atenta a nossa saúde sexual. Isso vale para homens e mulheres! Ninguém, de nenhuma idade, pode descuidar. Senão, o que era para ser sinônimo de uma grande alegria, acaba trazendo muuuita dor-de-cabeça.
Coceira nos genitais, irritações, uma espécie de alergia, pequenas feridas, verrugas, corrimento com mal-cheiro e ardor. Esses são os principais sinais de alerta de que algo não anda tão bem assim com a sua saúde sexual. Ou seja, pode ser o caso de uma Doença Sexualmente Transmissível (conheça as DSTs), como o HPV (Papiloma Vírus Humano), que hoje já atinge 30% da população, segundo pesquisas recentes.
E as tais doenças não param de proliferar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos 333 milhões de pessoas no mundo se contaminam com alguma DST (e esse número não inclui os casos de Aids!).
Ou seja, a situação é séria e merece nossa atenção. E isso se traduz em dois cuidados básicos: usar camisinha em todo tipo de relação (sexo vaginal, anal e oral) e visitar o médico com freqüência (a cada seis meses ou uma vez por ano).
Sexo é igual a prazer, sim. Mas para isso a gente precisa cuidar muito bem de nosso corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário