terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AUTO PIEDADE

Auto-piedade é o sentimento, emoção ou comportamento de pena de si mesmo diante de um evento estressante. É um sentimento associado ao auto-conforto com importante papel nas relações humanas. Pode envolver desde um comportamento breve, ocasional e transtório como comer doces após um dia estressante até um traço de personalidade central expressado mesmo sem provocação ou diante de percepções distorcidas e que causa sofrimento a si e aos outros mas é mantido por um ganho secundário

Interpretação psicanalítica

Na psicanálise é entendida como uma reação hipercatártica com energia libinal, que gera prazer e dor e está bastante associado ao auto-conforto.

Interpretação cognitivo-comportamental

Geralmente é um coping emotivo, ou seja, tem por objetivo aliviar os estímulos emocionais aversivos e não servir na resolução efetiva dos problemas que pode obter reforço positivo tanto por comportamentos emocionais como a atenção, piedade, tolerância e apoio dos outros quanto por comportamentos funcionais pela resolução efetiva do problema por outra pessoa.

Transtornos psicológicos associados

É mais frequente em pacientes com depressão, transtorno de personalidade limítrofe e transtorno de personalidade histriônica.

Tratamento

Caso a auto-piedade seja excessiva, segundo a terapia cognitivo-comportamental a solução é a extinção dos reforços positivos como atenção, piedade, tolerância e sentir compaixão diante da auto-piedade e principalmente de resolver os problemas no lugar da pessoa. Pode ser um problema particularmente sério em processos de vitimização e de co-dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário