quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DICAS DE COMO USAR A CITRONELA



Uma maneira alternativa de como combater o mosquito da dengue a partir do uso de uma planta muito conhecida em nossa região, a CITRONELA.
De acordo a equipe de Combate a Dengue apenas a fusão de algumas folhas dessa planta  em alcool e em seguida passar um pano embebido com  o produto em moveis e em locais que sejam possiveis criadouros ja espanta o mosquito. A ideia é difundir essa informação a toda a comunidade visando um numero cada vez menor de casos de dengue.


 A folha da citronela é repelente e tem o cheiro característico do eucalipto. Ela ressalta que é preciso tomar muito cuidado para que a planta não perca as propriedades que tem. As folhas, por exemplo, não podem ser fervidas.  O capim citronela é rico em óleo essencial, o citrolenol, que tem atividade repelente e evapora facilmente. Se for fervido, vai perdendo a atividade que precisa para ter a ação contra os mosquitos.
Como fazer
Coloque um litro de água quente sobre 10 folhas de citronela e deixe descansar por 15 minutos. Depois, adicione mais dois litros de água. Use a mistura para lavar a casa e limpar os móveis. O cheiro vai impedir que o mosquito da dengue se aproxime. O chá de citronela também pode ser usado no corpo.
Outro repelente natural pode ser feito com cravo da índia. Coloque três colheres em um recipiente, adicione 50 ml de álcool e deixe descansar por uma hora. Depois, acrescente 100 ml de óleo corporal e mantenha em repouso por 24 horas. Em seguida é preciso coar e colocar em pequenos frascos. O repelente é para ser usado como um óleo para passar na pele.
É importante ressaltar que estas receitas dão resultado, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar intoxicação. Nunca durma com repelente no corpo e só passe o produto nas partes descobertas pela roupa. Além disso, tome muito cuidado ao utilizar o repelente com as crianças. Não é recomendável passar em crianças com menos de 2 meses.


DIFERENTES FORMAS DE USAR A CITRONELA:




OBS:AS FOTOS SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS,NÃO CABENDO NENHUM TIPO DE INDICAÇÃO DA MARCA OU FABRICANTE.


CITRONELA NO JARDIM OU EM VASOS.

DICAS DE COMO PROCEDER:



- Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;
- As folhas podem ser queimadas em incensários domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos;
- Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;
- Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;
- Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.




Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário