terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PAISAGISMO - II

No artigo anterior: Introdução ao Paisagismo, definimos a arte e a ciência do Paisagismo, suas funções e normas, além da sua relação com a natureza. Hoje vamos estudar os Elementos da Paisagem.
A FORMA
É o volume ou superfície de um objeto que aparece unificado e se apresenta na superfície do terreno. As características do território que mais interferem na forma são a geomorfologia, a vegetação e os
 espelhos d'água.Morro, ponte e lago
  O relevo do terreno, os espelhos d'água e a 
vegetação são características que interferem na forma.
As formas irregulares e as composições de grandes volumes salientes, como morros, tem maior relevância visual e se acentuam com o relevo.
A LINHA

É o caminho natural ou imaginário percebido pelo observador quando existem diferenças bruscas entre os elementeos cor, forma e textura. A silhueta da terra contra o céu, a separação dos tipos de vegetação, cursos d'água e caminhos se manifestam como linhas na paisagem.
Jardim de Tulipas
A TEXTURA

É a propriedade de reflexão da luz em uma intensidade e comprimento de onda específica. As cores são definidas por pigmentação (verde, azul, vermelho, etc), logo se divide em cores quentes ou frios pelos tons (claro, escuro) e brilho (brilhante ou opaco). A combinação das cores na paisagem determina a qualidade estética da mesma.

A combinação de cores é muito importante na 
construção da paisagem.
A COR
É a combinação das formas e das cores percebidas como variações ou irregularidades da superfície do terreno ou objeto. A textura se caracteriza por grão (tamanho relativo das irregularidades da superfície, grosso, fino), densidades (espaço), regularidade (grau de ordenamento do espaço) e contraste (diversidade de cores e luminosidade).
A ESCALA: É a relação existente entre o tamanho do objeto e o entorno de onde está situado.
O ESPAÇO
Está determinado pela organização tridimensional dos corpos sólidos e os espaços livres ou vazios. Assim temos diferentes cenários ou tipos de paisagem: panorâmica, paisagem fechada, paisagem focalizada e a dominada

.FONTE:JARDIM NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário