terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PAISAGISMO-INTRODUÇÃO I

Podemos definir o paisagismo como a ciência e a arte que estuda a organização do espaço exterior em função das necessidades atuais e futuras e aos desejos estéticos do homem (Studart, 1983).
O paisagismo é a arte de recriar a beleza da natureza, proporcionando paisagens bonitas e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade. É uma necessidade para a sobrevivência dos habitantes das grandes cidades. O paisagismo serve para manter o equilíbrio do ecossistema destruído pelo homem em suas construções e estradas.
FUNÇÕES DO PAISAGISMO

Como função social o paisagismo de destaca por influenciar a harmonia da população, o relacionamento ou convivência comunitária, que são favorecidos pela existência de parques e praças públicas, reunindo em suas áreas verdes diversas pessoas.
1. Função social:
  • O ser humano busca a convivência com a natureza, integrando-a de muitas formas em sua vida cotidiana.
2. Função ecológica:
  • O equilíbrio ecológico das grandes cidades, é cada vez mais dependente do paisagismo. As áreas verdes urbanas são um ajuste para o equilíbrio ecológico.
  • O paisagismo favorece o meio-ambiente e é necessário aplicá-lo corretamente e com muita seriedade, não limitando-se a projetos meramente decorativos, promovendo o equilíbrio do ecossistema.
NORMAS GERAIS

Não se deve projetar nenhuma obra de paisagismo sem visitar antes o local onde será executado o projeto.
No paisagismo existem regras claras a cumprir para o bom desempenho profissional. Estas regras são as seguintes:
  • Não concordar com qualquer imposição da pessoa ou cliente que possa afetar a qualidade do conjunto de obras a serem executadas, evitando consequências desastrosas no futuro.
  • Projetar sempre em harmonia com o ambiente, equilibrando a forma e a cor de acordo com a paisagem local.
  • Descrever com todos os detalhes os itens do projeto, relacionando as espécies vegetais a serem utilizadas, tendo em conta o nome popular, adotado no lugar ou região, e o nome botânico universal em latim.
  • Adquirir insumos e mudas de boa qualidade.
  • Acompanhar pessoalmente a execução dos trabalhos nos jardins, supervisionando todas as atividades realizadas.
  • Realizar visitas periódicas às obras concluídas, até a consolidação final do projeto.
  • Deixar por escrito todas as instruções das atividades, cuidados e manutenções do jardim.
  • Oferecer garantia e responsabilidade técnica para a boa execução do projeto.
  • Firmar um contrato ou acordo fomal por escrito entre as partes (paisagista e cliente), para qualquer circunstância.
RELAÇÃO DO PAISAGISMO COM A NATUREZA:

O paisagismo tem a função de auxiliar a natureza, melhorando e equilibrando o meio-ambiente alterado e poluído. Na execução do projeto de paisagismo devem ser observados os seguintes fatores:
Jardim em Terreno em declive
A topografia natural dos terrenos deve ser respeitada

 Topografia: Determina o traçado geral do projeto e a concordância com a paisagem natural.
 Vegetação Nativa: Conhecer a vegetação existente da região pode indicar a fertilidade do solo. A vegetação nativa também serve como base para selecionar espécies.
Tipo de solo: Conhecer a composição do solo (textura, estrutura, fertilidade) para prever as técnicas e insumos que serão utilizados na sua preparação. Também serve para determinar as espécies de plantas a serem utilizadas.
 Ventos Predominantes: Permite determinar a localização mais provável para as espécies.
 Atividades Principais: Conhecer as principais atividades desenvolvidas na área e o público alvo do jardim, considerando as necessidades do local ou região e a posterior necessidade de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário