domingo, 23 de outubro de 2011

APRENDA A FAZER - FONTES ORNAMENTAIS


Fazer uma fonte é super simples... Uma mini-fonte de água decorativa ideal para um espaço pequeno, para sua sacada, jardim ou cobertura.

Você vai precisar de:
1 Vaso para planta ou cuba pequena de PVC
1 Pedaço de bambu
1 Bomba submersa para fonte


 -Averigue o máximo de peso que a sacada ou o espaço onde você quer colocar a fonte comporta. Com base nessa informação você decidirá o tamanho da fonte.

-Coloque o vaso para plantas ou a cuba de PVC em um lugar que receba luz solar direta, pelo menos em algum momento do dia.


-Perfure o pedaço de bambu e coloque-o em um dos cantos do vaso. O bambu deve ter cerca de 10 cm a mais do que a altura lateral do vaso

-Introduza no vaso uma bomba submersa com potência adequada para o volume de água contido ali. Essa bomba é muito usada em fontes e aquários. Ela serve para manter a água em movimento.

-Passe o cano da bomba por dentro do bambu e curve a ponta para criar um circuito de circulação de água.

-Para dar aspecto de fonte, basta colocar pedras de tamanho médio e formato achatado em diferentes níveis logo abaixo do jato de água que sairá do bambu.


-Quando estiver contente com a decoração, encha-o de água.
-Revista a parte externa do vaso com pedras, troncos ou bambu. Outra opção é colocar em volta vasos com plantas adultas. A idéia é criar um efeito natural para camuflar o PVC ou o vaso.
Dicas: Cultive plantas aquáticas como nenfeias ou nenúfares (Nymphaea sp), papiro anão (Cyperus sp), flor de lótus (Nelumbo nucifera), elodeas (Elodea sp), vitória-régia (Vitória cruziana), entre outras.



Você também pode optar por fazer uma fonte menor usando o mesmo método e incrementando a sua maneira... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário