terça-feira, 25 de outubro de 2011

HIGIENE AMBIENTAL




Para se ter uma boa saúde é necessário cuidar do corpo, da mente, bem como do ambiente em que se vive. Nesses cuidados podemos incluir os bons hábitos de higiene.

A higiene mental é aquela que envolve o trabalho, os estudos, o descanso; além do pensamento e atitudes positivas. Algumas atividades ajudam manter a higiene mental, como: estudar, ler bons livros, ir ao cinema e ao teatro, ouvir boas músicas, cuidar do meio ambiente, passear em parques e praças, fazer amizades, cuidar de plantas e animais, respeitar o próximo, buscar sempre ter atitudes e pensamentos bons, ver a vida com gratidão, etc.


Coleta seletiva - importante para a saúde ambiental
A higiene alimentar é uma das mais importantes, pois não podemos ingerir alimentos que estejam mal cuidados. Através da ingestão de alimentos mal preparados ou mal cozidos podemos contrair doenças, prejudicando o bom funcionamento do organismo, como as verminoses.
Para se manter a higiene alimentar é importante lavar bem frutas e verduras, manter os alimentos em recipientes tampados, verificar os prazos de validade nas embalagens, não consumir alimentos estragados, manter uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes e carnes magras, fazer as refeições sempre nos mesmos horários, comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Cuidar do próprio corpo é o que chamamos de higiene física. O corpo precisa ser mantido limpo, pois a saúde também depende disso, além de causar uma boa impressão da pessoa. Imagine como você ficaria se não tomasse banho, escovasse os dentes, cortasse as unhas e os cabelos.
Além dessas necessidades básicas de higiene física nosso corpo ainda precisa dormir à noite, por um período de no mínimo 8 horas e fazer exercícios físicos, praticar esportes para se manter saudável.
A higiene ambiental é muito importante para nossas vidas e para toda a natureza. Devemos manter algumas atitudes de conservação da higiene ambiental como não jogar lixo no chão, nas ruas, nos rios, colocando-os sempre em lixeiras adequadas; não rabiscar paredes ou pichar muros; não deixar água parada em vasos, garrafas vazias e pneus velhos; abrir as janelas para fazer a circulação de ar no ambiente, conservar limpos os ambientes, como a casa, a escola, lugares públicos; não matar as plantas e os animais, destruindo a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário