segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SIGNIFICADO DO OLHO GREGO.

Muitas pessoas acreditam na existência da força do bem e do mau e que diversos objetos podem influenciar nesse balanço de energia. Dentre os objetos considerados mais poderosos para combater as energias negativas, está o olho grego, também conhecido como olho místico, que é muito utilizado em nossa cultura em carros, pulseiras, anéis, chaveiros e pingentes.
olho grego-1
O Olho Grego e Seu Significado

A Origem

Ele teve sua origem de rituais islâmicos e acredita-se que ele é uma espécie de amuleto que espanta o mau olhado e a inveja além de trazer boa sorte.
O nome do amuleto original é Nazar Bancugu. Nazar, emprestado da língua árabe para o Turco, significa “visão” ou “olhar”. Já Bancugu significa “conta” (de rosário).
olho grego-2
A Origem
A história por trás desse nome é uma lenda que conta sobre a existência de uma rocha no mar que nem a força de cem homens e muita dinamite podia removê-la ou rachá-la e também da existência de um homem conhecido por ter muito “olho gordo” (Nazar). Depois de muitos esforços em vão para se quebrar a rocha, trouxeram o homem à rocha que a olhou e disse “Meu Deus! Que rocha enorme!”. No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços.

A Explicação do Poder

Os turcos acreditam que ao se utilizar o amuleto do olho gordo, você estará automaticamente protegido e toda energia ruim será dirigida ao amuleto e com isso não atingirá você.
A explicação dessa proteção está no uso da cor azul do olho grego vem do fato do azul simbolizar o mau olhado, e por isso, essa seria a cor mais propicia a absorver a negatividade e as energias ruins do ambiente.
olho grego-3
A Explicação do Poder
Outra explicação, mais histórica, seria o fato desta ser uma cor rara nos olhos da população turca e por isso, o olho grego teria uso dessa cor.

Outros Olhos Também Famosos

Existem outros olhos também considerados símbolos famosos e também outros simbolismos ligados ao olho e por isso, estes são freqüentemente encontrados em túmulos antigos ou paredes.
Dentre os olhos mais famosos temos o Olho que Tudo Vê que é o símbolo do poder observador, o Olho de Horus, que simboliza a força, o vigor e a saúde e o Terceiro Olho do Buda.
Na elaboração de amuletos, pode também haver o uso da imagem do olho aliado a outros objetos. A ferradura é um exemplo disso. Esta é considerada um símbolo de esforço e trabalho e responsável por atrair fortuna e boa sorte.
Já na Turquia, sua imagem é misturada a os olhos sendo que lá são encontradas ferraduras cobertas por pequenos olhos.


Fonte de pesquisa:Mundo da Magia

Nenhum comentário:

Postar um comentário