quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DECORAÇÃO - GESSO.

 O gesso é um material que pode substituir a madeira e reduzir os custos no valor de uma estante em até 1/5. Outra vantagem deste material, está na redução do tempo para a obra, se comparado com outros itens convencionais, como o cimento e o tijolo. Embora existam inúmeras vantagens, eu oriento as pessoas interessadas a procurarem profissionais qualificados. " O gesso é um material inacabado e requer uma boa pintura logo após o molde",sem demoras.
Para quem deseja dar uma renovada no ambiente, seja no trabalho ou dentro de casa, as aplicações em gesso servem como uma opção decorativa e econômica. Esse material pode entrar em vários lugares da casa ou escritório e transformá-los em uma verdadeira obra de arte. As alternativas são inúmeras e, com o gesso, pode-se fazer prateleiras, rebaixamento de tetos, divisórias, estantes, molduras e revestimentos para cortinas e lareiras, por exemplo.
Na hora de escolher o local de aplicação do gesso,eu aconselho a optar por cômodos que não sofrem a ação da umidade. "É bom evitar áreas molhadas como banheiros e locais descobertos. Porém, atualmente, já existe um gesso que suporta umidade".
Outra recomendação é a de não exagerar nos desenhos e formatos com o material. "A tendência é trabalhar com o gesso liso, sem detalhes muito rebuscados, como era feito há tempos atrás".

REBAIXAMENTO DE TETO

Para quem pretende dar um toque no teto de casa, os rebaixamentos estão cada vez mais simples nas formas e destacam-se pela iluminação no ambiente. Prefira tons quentes quando for escolher as lâmpadas, como o amarelo, vermelho e o laranja. As luzes fluorescentes não combinam com este tipo de decoração. Não tente inovar na cor do gesso para o teto, o bom e velho branco dá suavidade aos interiores.
Gesso
Gesso
As salas e dormitórios são os cômodos que mais se adaptam as condições do gesso. Nesses locais, uma iluminação bem feita pode garantir composições mais sofisticadas e aconchegantes.


SALAS

Dentro da sala de visitas ou de estar, o gesso caí como uma luva. Serve como material para prateleiras, divisórias, molduras para cortinas, além de rebaixamento de teto. Na era da tecnologia, ele se agrega aos home-theatres e salas de vídeo.

Há como fazer molduras para televisores e aparelhos de som.


Gesso
Gesso
Gesso



BANHEIROS

Os banheiros ganham charme com os nichos em gesso, locais para colocar peças decorativas. É permitido, também, usar o rebaixamento de teto e escolher uma iluminação relaxante para ser usada durante um bom banho!


Gesso

APLICAÇÃO DE GESSO NA DECORAÇÃO DE AMBIENTES

Alguns cuidados na hora de utilizar o material minimizam estragos causados pela poeira
O gesso é um dos trunfos dos arquitetos para decorar casas ou reformar um escritório. Em placas ou moldes, a leveza, a facilidade de manuseio para execução de detalhes e a rapidez da aplicação contam pontos a favor do material. Tetos, rodapés, sancas, divisórias, molduras, barrados, até estantes e armários de gesso garantem um toque diferenciado a cada projeto. O único ponto fraco é a inevitável sujeira na colocação, que pode ser minimizada com alguns cuidados.
 "O bom profissional sempre tenta sujar o mínimo, mas o trabalho é artesanal e, às vezes, é impossível evitar a bagunça", diz. Uma alternativa muito boa é o Drywall, uma parede de gesso acartonado com estrutura de aço galvanizado. Sem muita quebradeira pode ser instalada com mais rapidez, já que as placas já vêm prontas e podem receber tubulações, fiação elétrica e instalação acústica no seu interior.
Se antigamente era preciso sair de casa para uma reforma, hoje é possível acompanhar de perto as mudanças na decoração. Porém, para trabalhar com peças de gesso é preciso atenção redobrada com a mão-de-obra, principalmente por causa de todo o pó levantado durante o processo e dos detalhes no acabamento.
Normalmente, quem opta por uma reforma com gesso retira os móveis do ambiente, mas quando isso não é possível, a saída é cobrir sofás, mesas e cadeiras com panos ou plásticos. Eu protejo os móveis com papelão grosso e por cima cubro com plásticos vendidos a metro. "É uma solução barata e eficiente", recomendo. "O piso e as frestas das portas são forrados com plásticos presos por fitas adesivas. Esse forro serve também para o pintor, que sempre começa seu trabalho lixando a superfície".

Nenhum comentário:

Postar um comentário