quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DECORAÇÃO - CORTINAS


BENEFÍCIOS E DICAS

Dispor de luminosidade natural é um fator imprescindível em qualquer tipo de ambiente, porém poder controlar a intensidade dessa luz, garantindo total proteção e privacidade são algumas das vantagens obtidas com o uso de cortinas. Elas ajudam a compor a decoração dos ambientes proporcionando graça e leveza, quebrando as rígidas linhas das esquadrias.
Cortinas, podem ser utilizadas para proteger pisos e móveis da ação dos raios solares, evitando seu desgaste, para bloquear totalmente a luz, como ocorrem com aquelas utilizadas em home theater e para proporcionar total conforto ao ambiente.
Não há regras para a sua utilização, porém, quando curtas são recomendadas para ambientes informais como; saletas, consultórios, cozinhas, banheiros, toaletes e quartos de jovens. Longas, são ideais para ambientes formais como salas e quartos de casal.
Cortinas podem ter xales, bandôs ou reposteiros, dependendo do tipo de cenário que se deseje criar. Podem ser do tipo convencional, com pregas americanas, fixadas em varão e argola, painel, rolô, entre outras... E podem ainda ser simples, executadas com pouco tecido; sofisticadas, com xales e pregas ou inusitadas, com aberturas ou trilhos diferenciados.
As tendências de decoração exibem atualmente persianas e cortinas que esbanjam transparências e aceitam inclusive bordados com xales retos e decorativos nas laterais.
Consulte estas dicas na hora adquirir suas cortinas:
Cortinas podem apenas encobrir os vãos das janelas porém é recomendado que ultrapassem os mesmos em pelo menos 20 cms.
Se estiverem na parede do sofá, afaste-o em pelo menos 20 cms.
Em ambientes formais abuse dos tecidos luxuosos, como seda, veludos e adamascados.
Em ambientes informais e contemporâneos, use cortinas mais simples e arrojadas, podendo ser executadas em chintz, gorgurão ou crepes que são leves e aceitam bem esse tipo de ambientação.
Persianas dão toque moderno e descontraído à decoração porém recebendo xales podem ter um visual mais requintado.
Prefira sempre tons neutros, principalmente se os tapetes ou estofados forem estampados.
Cuidado com impulsos. Cores fortes e vibrantes tendem a diminuir o ambiente e cansam facilmente. Se o espaço não é muito amplo, use cores fortes apenas em objetos de decoração como vasos, colchas, almofadas. As cores e tons frios e claros dão a sensação de amplitude.

Cortina
Quando você pensar em colocar uma cortina em um determinado ambiente, lembre-se sempre que a pessoa mais indicada para auxiliá-lo é um profissional da área, que saberá orientá-lo quanto ao produto mais indicado para as suas necessidades estéticas e funcionais. Dependendo do tipo de cortina que você idealizou e o ambiente onde será instalada, se utiliza um tipo de tecido específico que harmoniza com os demais elementos da decoração, tais como: estofados, colchas, tapetes, carpetes, cores das paredes, etc
Para começar, confira a tabela abaixo que define aspectos práticos de higienização dos tecidos:
Cortinas
A insolação é um fator que acarreta o apodrecimento do tecido. Veja, nesta outra tabela, a resistência ao sol dos mais variados tipos de tecidos:
Cortinas
Sua cortina deve funcionar também como proteção contra ruídos em excesso, principalmente nas grandes cidades. Quanto maiores forem os níveis de ruídos, maior será a quantidade de tecido aplicada nas cortinas ou forros. O mesmo vale para o peso do tecido. Prefira sempre tecidos mais encorpados.
Quando o fator mais relevante estiver no aspecto transparência e luminosidade, deve-se utilizar tecidos mais leves ou cortinas com menor quantidade de tecido. Esta técnica pode, por exemplo, dar uma maior sensação de amplitude no ambiente escolhido.
Utilize acessórios (trilhos, rodízios, puxadores, etc.) de boa qualidade para permitir um perfeito funcionamento da sua cortina.
Abra e feche as cortinas com movimentos suaves, evitando puxões. Caso ela não funcione suavemente, verifique os acessórios ou consulte o fabricante.
As persianas devem ser limpas semanalmente. No caso de locais com muita poluição ou sujeitos à maresia, a limpeza deve ser diária.
Cortinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário