quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ALIMENTOS SAUDÁVEIS



Quando chega o verão  a busca por alimentos mais leves e saudáveis aumenta, isso porque esses alimentos além de auxiliarem o bem estar e a hidratação do corpo também são alimentos de baixa quantidade de calorias. Associando-se com as altas temperaturas nessa época do ano, é justamente por isso que não podemos descuidar da alimentação e consequentemente dos cuidados com a saúde. Justamente no verão se notam as temperaturas mais altas e são também nesse período as férias, assim é comum que todos queiram estar bem, saudáveis e em boa forma física para poder fazer uso de roupas de verão ou mesmo de praia.
Justamente por essa época ser também o período de férias e calor intenso, as pessoas aderem ao hábito de se refrescarem em praias, rios, piscinas, etc. Porém, o mais importante durante o verão e pode ser considerado mais importante até que uma alimentação adequada é hidratação do corpo e do organismo.
E, é justamente por todos esses riscos a que ficamos exposto durante o verão que é preciso algumas dicas de como se cuidar durante a estação mais agradável do ano.
Para iniciar nossas dicas, vai um conselho para as pessoas que desejam ficar bronzeadas ou que desejam manter a cor dourada da pele, por isso, é indicado à ingestão de alimentos ricos em betacaroteno que nada mais é do que um nutriente capaz de auxiliar no bronzeamento. Alimentos como laranja, cenoura, manga, abóbora contém grande quantidade de betacaroteno. E, para que o organismo tenha uma boa absorção do betacaroteno é indicado que sejam ingeridos também alimentos como linhaça e nozes, que são ricos em Omega 3 e auxiliam na absorção dos nutrientes pelo organismo.
Muito importante no verão é ingerir líquidos o tempo todo, o recomendado é tomar de dois a três litros de água, suco ou água de coco por dia. Isso porque durante essa estação do ano, as pessoas transpiram além do que o organismo está adaptado, sendo assim necessário repor líquido.
Líquidos indicados para ingerir durante o verão são: água de coco, água gelada,sucos naturais, chá gelado, que mantém o organismo hidratado.
Procure também ter uma alimentação equilibrada que contenha frutas, legumes, vegetais e verduras, isso porque esses alimentos nos propiciam muitos benefícios, tais como: são ricos em água, auxiliando a hidratação, ajudam na eliminação de minerais por meio da transpiração, são ricos em propriedades antioxidantes que auxiliam na inibição de radicais livres, quando for tomar um sorvete de preferência aos de frutas já que eles possuem menos calorias, alimentos como cereais integrais, grãos, vegetais, azeite são mais leves e auxiliam no bom funcionamento do intestino. Evite frituras por ser calórico e podem fazer mal associados ao calor, o recomendado é consumir alimentos leves a cada três horas. Sal em excesso também não é recomendado, pois suas propriedades podem fazer com que o corpo fique inchado e com sensação de mais peso.
Por isso, fique atento a sua alimentação durante o verão e também atente a hidratação do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário