quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO





A pele tem a função de proteger o nosso organismo contra a radiação, agentes químicos e agente infecciosos. Por conta disso, a pele merece cuidados especiais no verão, pois esta é uma das estações que tem maior incidência de raios solares que atingem a pele, afinal a nossa pele é uma verdadeira barreira natural que tem o objetivo de bloquear a entrada de agentes danosos ao nosso organismo, um termômetro que controla a nossa temperatura corporal fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está alta e passemos frio quando a temperatura está baixa.
Ao contrário do que muita gente pensa, os cuidados com a nossa pele precisam ser diários, afinal a proteção solar é de extrema importância, pois nos previnecontra o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras. Mas, além do uso do protetor solar é indicado também uma boa hidratação e uma limpeza de pele, pois são itens indispensáveis para deixar a sua pele sempre bonita e saudável.
Na verão o banho deve ser mais rápido, evitando a água muito quente, pois ela acaba ressecando a pele e opte sempre um por sabonete líquido suave.
Os hidratantes também tem papel fundamental nos cuidados da pele e alguns ingredientes devem estar presentes nos hidratantes como glicerina e o propilenoglicol, os quais tem a capacidade de “captar” moléculas de água do ambiente e envolvê-las em nossa pele. Deve conter também lipídeos e silicone, pois ambos formam uma capa protetora, evitando assim que a água da pele evapore e deixe a pele ressecada.
Mas, além dos cuidados externos é preciso também os cuidados internos, por isso, tenha sempre uma alimentação saudável e faça a reposição de líquidos sempre. Evite nesta época do ano o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados e não se esqueça de beber sempre muita água para conseguir repor o que se perde na transpiração. Opte pela ingestão de frutas que são ricas em água, não deixam o corpo desidratar e também possuem muitas vitaminas e sais minerais.
Para aumentar os cuidados no verão sem ficar com as marcas dos efeitos do sol, lembre-se que os cuidados com a pele devem aumentar, principalmente na face, pescoço, braços e colo, pois são estas as áreas que ficam expostas durante o dia. Por isso, não se esqueça de usar protetor solar com fator de proteção solar acima de 15 e utilize sempre uma camada boa de protetor na pele, reaplicando o produto a cada duas horas.
Além d o protetor solar utilize também bonés, óculos escuros, chapéus e camisas.
O bronzeador nunca deve ser usado e sim os protetores e bloqueadores solares e mesmo adotando o uso diário do protetor solar é preciso ficar sempre atento ao horário de exposição ao sol, optando por horários em que o sol é mais fraco, ou seja, antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário