terça-feira, 22 de novembro de 2011

ARRAIAL DO CABO - HISTÓRIA



História
Arraial do Cabo foi um dos primeiros pontos de povoamento do Brasil. Em 1503 uma expedição sob o comando do navegador italiano Américo Vespúcio a serviço da bandeira portuguesa aportou no local a que denominaram Praia do Cabo da Rama, hoje conhecida por Praia dos Anjos. Não era entretanto uma região desabitada. Nela viviam índios tamoios e goiatacás que alí se fixaram pelo menos mil anos antes da chegada dos portugueses Em 1506 foi construída a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada a primeira missa, em igreja de pau-a-pique no Brasil.
As excepcionais condições das enseadas, que serviam de perfeitos pontos naturais, e as matas ricas em pau-brasil atiçaram logo a cobiça de corsários franceses, que, aliando-se aos indígenas instalaram aí núcleos de contrabando de madeira. A expulsão definitiva dos estrangeiros só se deu em 1615 com a fundação de Cabo Frio.
A região prosperou lentamente até fins do século XIX, principalmente em função da exploração industrial do sal da lagoa de Araruama e da pesca que constituíam as bases da economia.
A economia começou a se diversificar no final da década de 50 e início dos anos 60, em função da instalação da Companhia Nacional de Álcalis, indústria química produtora de barrilha, cal, sal refinado, bicarbonato de sódio, soda cáustica e carbonato de cálcio, que se tornou a principal fonte de emprego bem como a principal fonte geradora de divisas do município.
Com a melhoria das condições de acesso, a partir da década de 80, o turismo começou a se tornar outra atividade econômica importante na vida do município. 

Atrações Turísticas
Praias

Vento, sol, areia branca e fina, águas transparentes: as praias de Arraial do Cabo, além de reunirem todas essas condições, satisfazem os gostos mais variados, desde os adeptos do surfe e das ondas altas, como os que preferem mar calmo e piscinas naturais, ou os que escolhem praias abertas batidas pelo vento e os que procuram pequenas enseadas entre as rochas.
Praia do Pontal - um pouco antes do acesso à cidade, a 4 km do centro, águas azuis, transparentes e frias, e areias claras e finas. Avista-se daí toda a orla marítima, até a Praia do Forte, em Cabo Frio. À frente destaca-se a Ilha do Pontal. O local é propício à pesca de arrastão.
Prainha logo na entrada da cidade, a 800 m do centro, enseada de 1 km de extensão, muito procurada por causa de sua água morna, de todas as tonalidades do verde e do azul. Muito freqüentada durante a temporada, com numerosos quiosques e restaurantes.
Praia dos Anjos, fica na Enseada dos Anjos, em frente à parte histórica da cidade. Enseada tranqüila, de águas transparentes e mornas. No canto esquerdo fica a Marina dos Pescadores, ponto de ancoragem, onde é fácil alugar barcos, e um pouco mais adiante, o Porto do Forno.
Praia do Forno acesso por trilha no canto esquerdo da Praia dos Anjos. Linda enseada de 500 m de extensão, belas formações rochosas, corais, águas cristalinas e areia branquíssima. Na Praia do Forno encontram-se as ruínas da Fortaleza do Marisco. Quiosques rústicos oferecem peixe frito, mariscos, bebidas e os típicos bolinhos de aipim.
Praia Grande, localiza-se na parte oposta da cidade, aberta para o oceano. Tem ondas fortes, águas verdes e frias, areia fina e branca e formações de dunas. Apenas o trecho mais próximo à cidade costuma ser bastante freqüentado e tem uma razoável infra-estrutura de quiosques e barracas. Logo em seguida, entretanto, a praia imensa, vazia, batida pelo vento, varrida pelas ondas, estende-se por 25 km até os distritos de Monte Alto e Figueiras, muda de nome e é conhecida como Praia de Massambaba .
Prainhas , no Pontal do Atalaia, a cerca de 3 km da cidade, acessíveis por uma trilha bem íngreme. O acesso precário é compensado pelas águas límpidas e tranqüilas, ótimas para o banho de mar.
Praia Brava, do lado do Pontal aberto para o oceano, pequena enseada branca com ondas tubulares é uma das mais perigosas da região, mas oferece aos surfistas um desafio único.
Praia do Farol , na Ilha de Cabo Frio, seu acesso tem que ser autorizado pela Marinha. Areia branca e águas de uma incrível transparência. Da Praia do Farol, por barco, chega-se através do estreito do Boqueirão até a Gruta Azul.

Trilhas entre o mar, a montanha e a lagoa

Os promontórios - da Ponta da Prainha, da Ponta da Jararaca e o Pontal do Atalaia, são cenários de caminhadas diferentes que levam até o cume dos morros que cercam a cidade, e de lá até os costões rochosos que avançam mar adentro. Na Ilha do Cabo Frio, uma trilha íngreme leva até as ruínas do antigo farol que data de 1833, e outra, mais leve, até o farol novo, através de cenários de rara beleza. Por sua vez, a Restinga, que se estende entre a Praia de Massambaba e a Lagoa de Araruama, oferece a possibilidade de conhecer, através de trilhas planas e sem grandes dificuldades, a riquíssima flora da região, os brejos e as salinas com suas paisagens inusitadas.
Monumentos históricos
O Obelisco Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos marca o local onde aportou em 1503 a primeira armada portuguesa. Próximo ao monumento vê-se ainda o Poço d´Água, que durante anos abasteceu a antiga vila
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios -construída em pequena elevação a esquerda da Praia dos Anjos pelos navegantes portugueses, data de 1506 e foi a primeira igreja de pau a pique onde foi celebrada uma missa no Brasil.
Farol Velho - no topo da Ilha de Cabo Frio ,data de 1833. Construído a mando de D. Pedro II foi desativado em 1866 pois era constante aquele ponto da ilha ficar coberto por densa neblina.
Ruínas do telégrafo - num dos pontos mais altos do Pontal do Atalaia construído em 1814. Do excelente mirante natural onde se encontram tem-se uma vista deslumbrante sobre a Ilha de Cabo Frio e a Praia Grande.
Museu Oceanográfico, parte integrante do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEPM) que o absorveu. Rico acervo de organismos marinhos vivos e fixados, equipamentos oceanográficos utilizados no estudo do ambiente marinho.
Festas e folclore
Graças principalmente à tradição oral, a identidade cultural dos "cabistas" – assim como são denominados os habitantes de Arraial do Cabo-, ainda não se perdeu totalmente. Mantém-se até hoje atividades que durante muito tempo foram as mais desenvolvidas na região, como a pesca artesanal, a renda de bilro e todo tipo de artesanato. Do alto dos morros vigias ainda sinalizam aos pescadores onde estão os cardumes, conseguindo identificar sua direção, seu tamanho e sua espécie. Histórias e lendas de naufrágios podem ser ouvidas nos bares da rua dos Pescadores.
O calendário de Arraial do Cabo é rico em festas religiosas e folclóricas.
O Carnaval é muito comemorado. Em junho, a festa de Corpus Christi é comemorada com uma procissão que percorre a avenida principal da cidade, enfeitada por multicoloridos tapetes de sal, cuja confecção reúne a comunidade inteira. Tradicional em junho é também a festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Em outubro a festa de Nossa Senhora dos Remédios – padroeira da cidade – é comemorada com procissão, quermesse, e bailes.
Textos:  Paulo Ribeiro e Maria G. Luiza Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário