terça-feira, 22 de novembro de 2011

ECOTURISMO - ARRAIAL DO CABO



Respeitando os princípios do Ecoturismo, que procura conciliar a exploração turística com a 
preservação do meio ambiente, caminhadas por trilhas oferecem ao turista um contato íntimo 
com os recursos naturais e culturais da região.Para quem gosta de aventura ,história e ecologia, as trilhas de Arraial do Cabo levam à descoberta de uma região rica em história, onde o relevo, a modelagem do litoral, o clima e a vegetação criaram múltiplos ambientes físicos nos quais floresce uma rica diversidade de espécies animais e vegetais. 
As trilhas, abertas em geral por pescadores e por sitiantes, são de diferentes graus de dificuldades, mas podem ser percorridas mesmo por quem não tem preparo físico específico. Quase sempre desertas e pouco demarcadas, exigem o acompanhamento de um guia que conheça bem a região


As trilhas de Arraial do Cabo permitem conhecer os diversos ecossistemas da região, levando até lugares extremamente interessantes e de beleza fora do comum.Três áreas oferecem trilhas diferentes: Os promontórios – da Ponta da Prainha, da Ponta da Jararaca e do Pontal do Atalaia, são cenários de caminhadas diferentes que levam até o cume dos morros que cercam a cidade, e de lá, aos costões rochosos que avançam mar adentro.
Na Ilha do Cabo Frio, uma trilha íngreme leva até as ruínas do antigo farol que data de 1833, e outra, mais leve, até o farol novo, através de cenário de rara beleza. Por sua vez, a restinga que se estende entre a Praia de Massambaba e a Lagoa de Araruama, oferece a possibilidade de conhecer, através de trilhas planas e sem grandes dificuldades, a riquíssima flora da região, os brejos e as salinas com suas paisagens inusitadas.
O Centrab - Centro de Estudos e Projetos Ambientais, atua em projetos de preservação ambiental, de educação ambiental e Ecoturismo. Os programas de Ecoturismo pretendem o desenvolvimento de um turismo diferente, não predatório, preocupado na descoberta, na observação da natureza e em sua preservação.
Fonte de Pesquisa:Tanto Mar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário