terça-feira, 8 de novembro de 2011

POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O mundo sofre muito pela poluição que existe nos rios. Através disso, são inúmeras as ocorrências evidenciadas nos dias atuais. Qualquer tipo de lixo que você joga nos rios está prejudicando o meio ambiente, e, por consequência a vida dos seres humanos também. Infelizmente, quem contribui para isto não pensa no que pode causar nas gerações futuras.
Causas da poluição
A facilidade em jogar os lixos nos rios é muito grande, e por isso que o ser humano não pensa duas vezes antes de jogá-los. É necessário que se tenha a consciência antes de qualquer coisa. O difícil acesso aos locais corretos para depósito do lixo está ligado as ocorrências.
Outro grande fator é o esgoto das casas que vão diretamente para ele e acaba poluindo em grande quantidade. E o maior problema de todos é que são jogados todos os tipos de matérias nos rios, como metais pesados, tóxicos e pesticidas.
Consequências da poluição em rios
- Com todo esse material que é jogado no rio o que é atingido primeiramente são os peixes, e o restante das espécies encontradas nos rios. Isso acaba com o ciclo que os animais precisam para sobreviver;
- Afeta diretamente o lençóis freáticos, que é onde nascem as nascentes;
- Quando há muita poluição os rios podem transbordar e assim causar enchentes prejudiciais aos moradores próximo;
- O nível de doenças que são encontrados nos rios aumenta e muito, por isso é necessário que não se tenha a poluição.
Fotos de poluição dos rios
Fotos de poluição dos rios - 2
Problemas enfrentados nas cidades
As cidades que enfrentam estes problemas são muitas, principalmente a cidade de São Paulo, com o Rio Tietê. Ele tem muito lixo, pois é nele que chega todos os tipos de lixo que foram depositados em outros rios. Quando se tem chuvas é muito mais preocupante, pois o nível de água aumenta muito rápido e causa graves problemas para a cidade. Sem contar que o rio em dias normais tem um odor nada agradável.
E isso não ocorre apenas com este rio. Ele é mais conhecido, mas existem muitos outros no país que passam pelo mesmo problema, como é o caso da Baía de Guanabara que vem sofrendo impactos devido os resíduos os esgotos de indústrias e residências.
Poluição dos Rios nas Cidades
Poluição dos Rios Cidades
Locais para depositar o lixo
Uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente pensa sempre onde irá jogar o lixo. Existem em todas as cidades locais corretos para jogar os lixos, sendo eles plásticos, vidro, alumínio, dentre os demais. Nas escolas e diversos locais em cidades são colocados os tambores de lixos para que dê o incentivo de que as pessoas joguem o lixo em local correto, porém infelizmente isso não ocorre. Os mais encontrados nos rios são os resíduos de materiais de construções, onde as pessoas não possuem condições financeiras para alugar caçambas de lixos e então jogam tudo em rios e terrenos baldios.
Evitando a poluição
A maioria das pessoas não se preocupam em evitar a poluição, mas isso é preciso para um planeta melhor. Segue algumas das dicas para ajudar na luta contra a poluição dos rios:
- A primeira dica é começar por você mesmo, ou seja, não cobre de outras pessoas o que você também não faz. As atitudes devem começar por você e assim dar incentivo para outras;
- O esgoto deve ser muito bem estruturado. Não se deve colocar o esgoto diretamente para ir nos rios, pois aumenta e muito a poluição;
- Obviamente, não jogar lixo nos rios, pois essa é a maior causa da sua poluição;
- Cuidar das árvores também não deixa de ser importante. Pois ela é uma forma de segurar o lixo que vai para a água. Claro que ficará sujo onde ela está, porém evitará que eles escorram para os rios;
- Quando ver uma pessoa jogando lixo, ou uma indústria que utiliza o rio como depósito avise uma autoridade da parte ambiental de sua cidade assim que possível para que isso não prossiga;
- A coleta seletiva que já acontece na grande parte das cidades também é uma boa opção, pois os caminhões passam recolhendo tudo o que você não vai mais utilizar, assim sendo essencial para não poluir os rios.
Fonte de Pesquisa:Dicas.Net
Fotos de poluição dos rios
Fotos de poluição dos rios - 3
Fotos de poluição dos rios - 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário