segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VERÃO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A cada ano o verão  está se tornando mais quente, e como proteger o nosso corpo? Especialistas revelaram uma lista de alimentos que devem estar presentes na alimentação das pessoas nesta época do ano.
Antes de falar dos alimentos é bom lembrar que no verão, o consumo de líquidosé essencial, devemos consumir no mínimo dois litros de água por dia.
Confira a lista de alimentos indispensáveis no verão:
Água de coco  – Refresca, ajuda na hidratação do corpo e possui potássio, cálcio, magnésio, minerais perdidos com o suor. Mas a água de coco só mantem todos os seus nutrientes na embalagem natural.
Peixe – Rico em proteínas, é um alimento que sustenta, de fácil digestão e não pesa no estômago.
Melancia  – Além de estar no auge da sua safra no verão, a melancia ajuda a hidratar, é refrescante e possui carboidratos,prevenção de diversas doençãs, como o câncer de próstata.
Alface Fonte de fibras, é leve, saborosa, nutritiva e deve estar presente na maioria dos pratos no verão.
Tomate – Uma saladinha de tomate cai muito bem no verão. É leve, possui fibras, vitaminas, minerais e muito saboroso.
Laranja - Quanto consumida como suco aumenta a quantidade de calorias, portanto é preferível consumí-la pura, com o bagaço, que é fonte de fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, a laranja possui vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo.
Iogurte – É fonte de cálcio, ajuda a hidratar e refrescar o corpo, ideal para ser consumido nos dias quentes de verão, principalmente no café da manhã, acompanhado de cerreais com fibras.
Arroz e Feijão O prato típico brasileiro é completo em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, por isso é muito bem vindo em qualquer época do ano. Nos dias quentes de verão, que tal uma salada de feijão fradinho no lugar da feijoada, é mais leve e menos arriscado.
No verão, dê preferência a pratos frios, pois os pratos quentes tendem a estragar mais rápido no verão e provocar uma intoxicação alimentar. Portanto, cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário