terça-feira, 15 de novembro de 2011

PRAGAS NO JARDIM

Pragas no Jardim:
Cochonilhas

Planococcus citri
A planta está definhando e não há sinal de doenças ou pragas. Apenas algumas casquinhas aderidas e imóveis há muito tempo, tentando disfarçar sua presença. Estes seres vivos, nada suspeitos, são, na verdade, os responsáveis pelo problema da planta. Eles pertencem à classe dos insetos e são chamados cochonilhas.
Dentro da classe, as cochonilhas são classificadas como Homópteras, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. Sugadoras implacáveis, elas roubam seiva da planta o tempo todo e são bastante diversificadas, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.
Variações nas formas e cores
Icerya purchasi
Em razão da presença de glândulas que produzem secreção cérea (de aspecto pulvurulento) ou que lembra seda e placas, as cochonilhas possuem formas que nem se assemelham a insetos. Há cochonilhas de placas (Orthezia, Icerya e Saissetia) que atacam flores e folhagens; outras que lembram escudos de coloração amarelada ou alaranjada (Diaspis, Parlatoria e Pseudoparlatoria) e até algumas que lembram um minúsculo mexilhão ou uma cabeça de prego (as cochonilhas Chrysomphalus, que atacam roseiras). Existem, ainda, algumas cochonilhas que quando atacam dão a impressão de que a planta ficou caiada (Aulacaspis rosae, por exemplo). No entanto, nem todas são pragas. Há cochonilhas que, em função da produção de substâncias do tipo "laca", fornecem corantes ou vernizes.
Chrysomphalus aonidum
Coccus hisperidum 

Controlando as cochonilhasDIASPIS
 
Inimigos naturais: as joaninhas são predadoras de cochonilhas e de outros Homópteras, como os pulgões.
Controle químico: em lojas de produtos agropecuários, o engenheiro agrônomo pode indicar o produto recomendado.
Controle natural: uma receita preparada com óleo mineral e sabão mostra-se bem eficiente em casos de ataque de cochonilhas. Anote:
250 ml de óleo mineral leve
30 g de sabão
125 ml de água quente
Corte o sabão em pedaços e dissolva na água quente. Adicione o óleo mineral aos poucos, até a total homogeneização. Na hora da aplicação, dissolva em 6 litros de água e pulverize as plantas atacadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário