quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMO CULTIVAR UM BONSAI PASSO A PASSO


Misho é o nome dado ao cultivo de bonsai desde a semente. É a forma mais lenta de se obter um bonsai, porém é a única que permite a estilização do bonsai desde o início, e é uma técnica extremamente recompensadora pois permite ao bonsaísta acompanhar toda a evolução da planta, até chegar no estágio desejado.
Vamos então ao passo-a-passo do plantio de sementes, lembrando que as sementes são de árvores comuns, não existem sementes  para bonsai, você pega uma semente de alguma espécie que queira cultivar e educa o tronco, ramos e folhas através de podas (de ramos e raízes) e aramação. Caso queira ver detalhes nas fotos, basta clicar nas mesmas. Não há segredos nessa técnica, a única diferença é que você vai começar a estilizar o pré-bonsai assim que ele atingir 10cm de altura, mais ou menos, depende bastante da espécie e da rigidez do tronco.
Aqui temos uma sementeira, já com uma tela de náilon no fundo, optei por este tipo por ser leve, e de fácil locomoção, além de permitir que as sementes sejam plantadas separadas, permitindo também que mais tarde, seja removido o torrão inteiro, já com as raízes.

Aqui estão as sementes, neste nosso exemplo estamos utilizando sementes de Araçá. Deixei as sementes imersas em um pote com água, durante uma noite, e utilizei somente as que afundaram (este é um teste interessante, para saber quais sementes devemos plantar, é quase infalível).

Como substrato, utilizei pedriscos de mais ou menos 3mm (diâmetro) para o fundo da sementeira, e completei até 2/3 com terra adubada, é importante que usemos material orgânico para o cultivo de sementes, já que elas precisam de muitos nutrientes para crescerem fortes.
Aqui temos uma foto com os pedriscos no fundo da sementeira, para uma boa drenagem do solo.

E já com a terra adubada
             

Aqui vemos que cada semente fica separada em seu próprio “cubículo“, e depois disso adicionamos uma fina camada de terra, e regamos usando o pulverizador.
As sementeiras devem ser colocadas em um local de sombra, mas em um ambiente externo, e deve ser protegida de fortes ventos também. Agora é só esperar, normalmente, ao se cultivar desde a semente, é preciso esperar até cinco anos para se considerar que aquela muda evoluiu para um bonsai, mas isso é relativo, já que algumas plantas crescem mais rápido que as outras.









Nenhum comentário:

Postar um comentário