terça-feira, 16 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO SANITÁRIA-LAVAR AS MÃOS


A importância de se lavar as mãos.

Lavar as mãos é um ato muito saudável, maioria das pessoas imagina que é um ato de educação sobre higiene, mas é uma atitude que demonstra muito mais que educação antes do jantar, do lanche da tarde, depois de cumprimentar muitas pessoas, estar em local público e muitos outros momentos que as mãos estão vulneráveis a tantas bactérias e microorganismo que se instalam facilmente nas unhas e nas mãos em geral, lavar as mãos pode ser um ato de saúde, já que é através dela que levamos alimento até a boca, apalpamos o corpo, pegamos objetos, enfim as mãos são como uma ponte e tudo o que for destinado para a boca, feridas abertas e muitos outros destinos que podem ser uma porta de entrada para microorganismos serão levados através das mãos quando não está limpa, por isso a importância de mantê-las sempre limpas.
Lavar as mãos passou a ser um ato de higiene há mais de 100 anos atrás, quando o Dr. Semmelweis provou que lavar as mãos pode evitar a transmissão de doenças, naquele tempo lavar as mãos nem na medicina era uma atitude nobre, os médicos e estudantes manuseavam cadáveres e em seguida tocavam nos pacientes de uma maternidade, a conseqüência disso foi um aumento de cinco vezes mais mortes. O Dr. Semmeelweis aconselhou que os estudantes lavassem as mãos antes de tocar os pacientes daquela maternidade, o fato foi comprovado, houve um controle de infecções e epidemias e o número de mortes diminuiu consideravelmente. Atualmente desde os primeiros anos de vida, na infância as crianças já são aconselhadas a manter hábitos de higiene e um dos primeiros que são ensinados é a lavagem correta das mãos e a importância deste ato. Lavar as mãos é considerado um hábito de higiene básico assim como tomar banhos diariamente, escovar os dentes, lavar os cabelos enfim são hábitos muito comuns que garante mais higiene e consequentemente muitos benefícios.
Germes podem ser transmitidos para os alimentos que serão consumidos, isso pode ocorrer no preparo ou na hora da ceia, pessoas podem estar infectadas e ao tocá-las ou manter contato você poderá contrair o vírus ou os germes presentes e desta maneira causar uma expansão, ao tocar, coçar ou manusear ferimentos abertos ou fazer curativos é uma forma também de utilizar as mãos como uma ponte dos germes presentes nas partes vulneráveis, orelha, nariz, boca, machucados, unhas, brincos e tatuagens são as principais portas de entrada para germes, bactérias e microorganismo, além de causar infecções internas e doenças a mão não higienizada pode causar a inflamação em diversas partes do corpo e até a morte. A boca é o local que geralmente recebe a maior concentração de bactérias e não é apenas através das mãos sujas, através do beijo, dos alimentos infectados, objetos que são levados a boca, pela saliva entre outros, por isso manter as mãos principalmente limpas é a maneira mais eficaz de garantir mais saúde a boca que além de ser uma porta principal é através dela que outros órgãos se contaminam e podem ser afetados gravemente, dentes, gengiva e outras partes da boca também podem sofrer a contaminação de bactérias.
Uma dica para quem faz as unhas é evitar retirar as cutículas porque eles servem como uma proteção da infecção de bactérias, como as mãos são partes que mais sofrem com o contato destas bactérias e microorganismo as unhas podem sofrer a inflamação quando estão vulneráveis, por isso mantenha-as sempre muito limpas e livres de microorganismos que são capazes de afetar a qualidade de sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário