sábado, 27 de agosto de 2011

OOPSSSSSSSSSS!


Uma linda lagoa de águas muito salgadas e transparentes, repleta de vida e um ecossistema em equilíbrio, que servia de maternidade para milhares de espécies marinhas e aves foi e continua sendo destruída pela ação irresponsável do homem.
Estamos falando da Lagoa de Araruama, circundada por moradias, sem qualquer planejamento urbano e esgoto, favelizada e degradada por hordas de estúpidos, sem controle por parte das autoridades, incompetentes e desinteressadas, ou melhor, interessadas sim em arrecadar, arrecadar e nenhuma conta demonstrar, a lei de responsabilidade fiscal foi flexibilizada e hoje é mais uma das milhares de leis do nosso Brasil feitas para nada.
Salinas desativadas se transformaram em  favelas, e a restinga de Massambaba foi e está rapidamente sendo destruída e com ela toda a biodiversidade em menos de uma década.
O resultado é um município de rara beleza favelizado, violento e destruído, com um dos mares mais piscosos do Brasil ameaçado de poluição porque o canal da lagoa de Araruama desemboca na altura dos Álcalis.
Dá pena é ver isso acontecer e prejudicar uma indústria limpa como o  turismo que na região pode ser planejado com enfoques diversos, incluindo, para a pratica de esportes náuticos, pesca  até histórico e contemplativo.
Prejudicar a indústria da pesca um dos maiores sustentáculos da economia local, e definitivamente eliminar a indústria extrativista do sal, que com seus moinhos de vento, marca de um passado, passado e distante,  da nova e linda Cabo Frio, cosmopolita, mas cercada de destruição ambiental crescente por todos os lados.
Sustentabilidade tem de ir além do discurso fácil da hora.
Para culminar todo esse descaso estão projetando ampliar o Porto de Arraial do Cabo, cidade do mergulho, onde ocorre o fenomento da insurgencia e chega a corrente de Humbolt que tornam o local um dos locais onde a vida marinha se farta de alimentos, para potencializar ainda mais a vunerabilidade ecologica do local.
Ah, se os animais falassem..

                          LAGOA DE ARARUAMA,EIS O SEU MERGULHO!

2 comentários:

  1. É muito triste essa situação. Valioso patrimônio natural ameaçado. Uma das regiões com a mais rica fauna e flora marinhas. Em relação a Arraial do Cabo, a capital do mergulho, o que será que diria hoje o grande Jacques Costeau, se vivo estivesse. Ele, quando esteve em Arraial, ficou maravilhado com a região. Agora querem ampliar o porto.. é o ser humano, deslumbrado na doce ilusão de que é capaz de dominar a natureza, na certeza absurda de que pode usar e abusar dos recursos naturais que, na sua visão enganosa e limitada,estão aí disponíveis para satisfazê-lo sem limites. Depois não vem reclamar das respostas da natureza!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Luciana,a Natureza nos responde da mesma forma que a tratamos!A GANÂNCIA,o descaso das autoridades e a falta de educação do povo,são as causas de tantos impactos ao meio ambiente.
    Se providências urgentes não forem tomadas,teremos em breve mais uma Lagoa Morta!Nesta Lagoa o esgotamento sanitário é a tempo seco,qdo.chove é in natura mesmo,fora as milhares de Boca de Lobo clandestinas que despejam seus dejetos sem nenhum tratamento direto na Lagoa de Araruama.É merda pura mesmo!

    ResponderExcluir