segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CONCEITOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Todos nós, hoje em dia, buscamos um meio ambiente sustentável, uma sociedadesustentável, uma economia sustentável, enfim, um desenvolvimento sustentável.Porém, quando falamos sobre esses assuntos, nos deparamos com uma enorme confusão em seus conceitos. Com algumas variações de linhas de pesquisa, ou diferentes autores, temos, segundo a Agenda 21 vai à escola, que:
  • Meio Ambiente sustentável: é aquele onde os recursos da Terra realmente sustentam a vida e a saúde, dando suporte ao progresso, e sendo capaz de se renovar.
  • Sociedade sustentável: aquela em que seus membros vivam em harmonia entre si e com a natureza, local, nacional e internacionalmente.
  • Economia sustentável: aquela em que as decisões de desenvolvimento, políticas e práticas não destruam os recursos do planeta Terra e sejam implementadas com respeito às várias culturas do mundo.
Segundo o relatório de Brundtland, Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Uma das novas teorias de desenvolvimento seria, justamente, a que combina eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. (BRUSEKE, 1998). Para Cavalcanti 1998, não existe uma economia de sustentabilidade nem uma única forma de se chegar ao que seria realmente uma vida sustentável; inexiste tampouco uma teoria única de desenvolvimento ecologicamente sustentável, equilibrado; o que há é uma variedade de maneiras de compreender e investigar determinada questão.
A Educação Ambiental, hoje, caminha para a Sustentabilidade, sendo uma importante ferramenta a ser utilizada no intuito de alcançá-la, seja ela em qualquer setor. Trata-se de um relevante instrumento para o processo de construção de novas alternativas para o desenvolvimento (Barbosa, 2002).
O que precisa acontecer, para essa "Sustentabilidade" realmente ocorrer, é uma mudança geral de comportamento e estilos de vida, principalmente em padrões de consumo e produção. Pretende-se levar os alunos, e as pessoas em geral, a compreender a complexidade do ambiente resultante das interações nos seus aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais, criando um modo de interpretarem isoladamente esses diferentes elementos no espaço e no tempo, a fim de que futuramente realizem uma utilização mais criteriosa e prudente dos recursos naturais. E, também, que percebam a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural, favorecendo a participação de todos no momento de conceber e aplicar decisões.
Atualmente a Educação Ambiental é subdividida em formal e informal.
  • Formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;
  • Informal caracteriza-se por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.).
Para se atingir o que a Educação Ambiental realmente almeja é absolutamente necessário interligar esses dois aspectos citados, contribuindo para que os conhecimentos aprendidos dentro de um "ensino formal" possam ser aplicados pelas ações extraclasse; contribuindo simultaneamente com o desenvolvimento dos conhecimentos já adquiridos e para a tomada de consciência nas atitudes e competências necessárias à conservação, preservação do ambiente e melhoria de vida.

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