quarta-feira, 14 de setembro de 2011

COMO TER UM JARDIM SAUDÁVEL


É importante escolher as plantas adequadas ao sombreamento e ao sol pleno. Plantar espécies de plantas em locais inadequados, como aquelas que necessitam de muito sol em áreas sombreadas, é decretar o insucesso do jardim.

Mas não é só a escolha das plantas que se faz necessário. Fazer sua manutenção também é muito importante. A manutenção consiste em podas quando forem necessárias, rega de acordo com as necessidades da planta e adubação.

Por causa das chuvas, o adubo penetra mais rapidamente no solo, tornando as plantas exuberantes. Plantas adubadas são menos suscetíveis ao ataque das pragas.

É interessante, também, pulverizar as plantas com óleo mineral, para protegê-las de insetos sugadores, como cochonilhas, pulgões e moscas-brancas. A averiguação periódica das plantas é importante, pois infestações de insetos são vistas no início, o que facilita seu controle.

Quando ovos de lagartas ou percevejos são vistos, basta arrancar a(s) folha(s) e dispensá-la(s).

Cochonilhas podem ser retiradas com o auxílio de um algodão úmido com sabão de coco.

Formigas cortadeiras podem ser contidas, utilizando-se um cone invertido, feito de embalagem “pet” e lambuzado com graxa ou óleo queimado na parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário