A água tem um ciclo que nunca termina. Por causa do sol, a água dos mares, rios e lagos está sempre evaporando. Esse vapor forma nuvens. As nuvens ficam cada vez mais pesadas de tanta água.
Então a chuva cai na terra. Uma parte se evapora novamente, outra se infiltra na terra formando lençóis subterrâneos e uma outra corre pela superfície até os rios.
A água é retirada de um rio, lagoa ou de um poço. Com ajuda de motores e bombas potentes, a água é enviada através de canos (chamados de adutoras), até uma estação de tratamento, onde recebe cuidados especiais:
- Quando ele entra, recebe uma dose de Sulfato de Alumínio que reage, transformando as impurezas em flocos. Esse processo se chama Floculação.
- Estes flocos vão ficando mais e mais pesados, fazendo com que quase toda sujeira fique depositada no fundo. É a Decantação.
- A filtração faz passar a água através de substâncias porosas como a areia e o carvão antracito que "seguram" os flocos e demais resíduos de sujeira, deixando passar a água.
- Depois é hora de separar a água das impurezas. Daí é preciso um processo chamado Filtração.
- Pronto! A água já está limpa. E para ela estar pronta para chegar na sua casa recebe uma desinfecção com cloro e um tratamento final com flúor, que ajuda a evitar cáries.
Se as pessoas colocam lixo ou esgoto de casa no rio,a empresa responsável vai ter muitas dificuldades para tratar esta água, encarecendo e às vezes tornando impossível deixar a água limpinha de novo. Olhe, vamos pegar uma amostra deste rio poluído aqui. Vamos colocar uma gotinha e agora olhe aqui no microscópio.
Uau! Que mal encarado. Quem é ele? Ele é apenas um dos milhares de vírus e bactérias que vivem nas águas poluídas e até nas bem clarinhas.
São eles que causam as doenças hídricas, isto é, doenças que são transmitidas através da água. Estes vírus causam hepatite, poliomielite, meningite, cólera e muitas outras doenças graves.
Existem outros bichinhos que vivem no intestino do homem: os causadores de esquistossomose, ancilostomose, ascaridíase e filariose. Se as pessoas, ao invés de construírem um sumidouro, colocam o esgoto direto no rio ou no mar, a água fica contaminada, transmitindo estas e outras doenças perigosas.
É, mas não basta só receber água tratada em casa, é preciso também manter a caixa d’água sempre limpa. Senão, o próprio acúmulo de sujeira das paredes e os bichos que caem na caixa, acabam por contaminar a água e daí todo o trabalho não serve para nada.
A caixa d’água deve ser limpa a cada 6 meses e é bem simples de fazer:
- Feche o registro impedindo a entrada de água na caixa.
- Esvazie a caixa d’água abrindo as torneiras.
- Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano.
- Esfregue as paredes e o fundo da caixa. USE SOMENTE ESCOVA, nada de sabão, detergente e outros produtos.
- Retire a água suja usando pá, balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
- Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.
- Não use de forma alguma esta água por 2 (duas) horas.
- Passadas estas 2 horas, feche o registro abra a saída, e esvazie toda a água da caixa, abrindo as torneiras.
- Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
- Pronto! A caixa já esta prontinha para ser usada!
A água serve para:
E a água ainda serve para muitas outras coisas. Por isso pessoal temos que tratá-la com muito carinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário