quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MANUTENÇÃO DE JARDINS


Ter um jardim sempre bonito e saudável é o grande sonho de muitas pessoas aficionadas por plantas. Certamente, comparações do tipo "a grama do meu vizinho é mais verde que a minha" ou "as flores dele são mais coloridas" são feitas constantemente, porém, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os motivos que tomam a área verde tão mais atraente.

Claro que o estudo do local antes da inserção de plantas adequadas para o tipo de solo e o clima é essencial, assim como o bom gosto, mas promover uma manutenção regularmente é imprescindível.

Uma das principais reclamações citadas pelos profissionais do segmento é a falta de um cuidado maior com a área verde após a entrega. Segundo eles, muitos proprietários acham desnecessário ter esse gasto, já que qualquer pessoa pode regar e podar as plantas quando preciso. Entretanto, são atitudes como essa, que definem o andamento e o sucesso do jardim.

As principais tarefas executadas na manutenção são as podas estéticas e de limpeza, corte de grama, afofamento da terra, limpeza geral de folhas secas, doentes ou em estado de decomposição, poda ou corte de galhos, aplicação de defensivos, caso algum vegetal esteja doente ou com pragas, e adubação adequada para cada tipo de espécie.

A manutenção deve ser realizada por um profissional especializado, neste caso, um jardineiro, que deverá permanecer no local até o cumprimento geral dos serviços. Porém, antes da execução das tarefas, o profissional verifica o local e passa para o cliente uma previsão de dias necessários para a realização das mesmas. Cada jardim tem a sua necessidade e, por isso, pode precisar de mais ou menos dias.

Período
Mas a partir de quando a área verde começa a necessitar de manutenção? 15 dias após a sua implementação, o jardim já precisa de alguns cuidados básicos.

Para manter o paisagismo em perfeitas condições, as tarefas devem ser executadas pelo menos a cada três meses. Mas esse período é bastante variável.

Fatores como o tamanho da área verde e de como ela é cuidada no dia a dia, a época do ano, se o jardim possui muitas ervas daninhas e se conta com espécies de crescimento rápido ou plantas que precisam ser constantemente podadas para que as formas sejam mantidas são analisados, e isso determina, na verdade, a periodicidade da manutenção.

No trabalho realizado quinzenalmente, a grande vantagem é manter o jardim constantemente limpo, além de combater as pragas e doenças de maneira mais rápida. Assim, consegue-se ter um cuidado constante com as espécies.

As tarefas

Divisão e o transplante
Constantemente efetuado nas manutenções, a divisão e o transplante garantem um jardim sempre florido e, o melhor, em diferentes locais. No caso do hernerocale (Hemerocalfis x hybfida), sua divisão por touceiras é simples. Em primeiro lugar, faça a limpeza manual das folhas secas. Depois, para facilitar, amarre a folhagem.  Em seguida, cave em volta do hernerocale com a vanca e a retire do solo. Não é preciso retirar a terra. Com a faca, a touceira pode ser dividida em muitos exemplares.

Poda
De limpeza ou drástica, a poda, além de deixar as plantas mais bonitas e vistosas, são essenciais para o desenvolvimento delas. Mas, para que esta tarefa atinja seu objetivo quanto ao crescimento das espécies, deve se atentar para a época ideal de executá la em cada uma das plantas.

Aparar
Aparar a grama é outra atividade que deve ser efetuada freqüentemente. No caso de áreas maiores, os cortadores elétricos ou a combustível são os mais recomendados, porém, podem encarecer o valor da manutenção. Em locais reduzidos e de difícil acesso, a tesoura de jardineiro supre muito bem a necessidade.

Adubação
Fundamental para o crescimento da vegetação, a adubação deve ser feita corretamente, seguindo sempre as orientações do fabricante, e por um profissional qualificado, assim como todas as tarefas.

RegaVital para o desenvolvimento das plantas, a rega, a grosso modo, deve ser realizada com maior freqüência nas estações mais quentes e com cuidado nas épocas mais frias. Porém, sempre atentando para não encharcar o substrato, fato que pode levar a espécie à morte.

Mais informações

Período
Se por um lado existem pessoas que optam pela manutenção em um período menor, outras, por diferentes motivos, preferem prolongar esse prazo ao máximo. Porém, é válido ressaltar que alguns pontos necessitam de uma atenção redobrada e, por isso, têm um tempo de "vida".

Na verdade, este período é relativo. Se for avaliar apenas a adubação, por exemplo, que costuma agir em uma planta por aproximadamente três meses, o intervalo entre uma manutenção e outra não pode ultrapassar 90 dias. Dependendo das espécies, o prazo máximo é de um mês.

Questão financeira
Dentre os principais benefícios, além de contar com um projeto paisagístico sem distorção, a questão financeira é outra grande vantagem em determinados casos. Dependendo da planta utilizada é necessário plantar mais algumas unidades ou fazer a sua troca. Quando se realiza esse procedimento em um curto espaço de tempo, o proprietário do jardim investe bem menos, pois as espécies são mais bem cuidadas e não se danificam.

Já em uma área verde que recebe pouca atenção, a perda das espécies é maior, assim como as reposições delas, da terra e de outros materiais, necessários a sua remodelação. Com isso, o investimento se torna bem maior. O valor dependerá do tamanho da área e se o corte da grama implicará na utilização de máquinas e gastos com combustível. A partir dessas e de outras informações avalia-se a necessidade de cada jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário