quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MOFO - COMO REMOVER!


Nas linhas que se seguem estão indicadas dicas e técnicas para remover manchas de bolor e mofo de roupas e tecidos, estofos, tapetes, máquina de lavar roupa, azulejos e outras superfícies da casa. Mas, para lá da higiene, convém não esquecer que o bolor é prejudicial para a saúde, pelo que se deve ter o máximo de cuidado.
Grande parte do bolor pode ser limpo por nós com soluções ou produtos de limpeza disponíveis no mercado para o efeito, mas há situações em que a sua remoção é tão difícil que é necessário recorrer ao apoio de um profissional para remover eficazmente o bolor e as manchas por ele causadas.
Remover manchas de bolor de roupas e outros tecidos
Bata e escove bem peças por forma a tirar a maior quantidade possível de bolor.
NB: Este procedimento deve ser feito ao ar livre, a fim de não espalhar o bolor e os fungos a ele associados dentro de casa.
SE A PEÇA PUDER SER LAVADA COM LIXÍVIA, esta é, efectivamente, a melhor forma de o fazer, pois o cloro elimina o bolor e é geralmente eficaz na remoção das manchas do tecido em causa. Lave, então, a peça com detergente e lixívia, em água quente (à temperatura mais elevada que o tecido suportar).
Dica: Se as manchas de bolor forem difíceis de remover, deixe o tecido de molho em detergente e lixívia durante trinta minutos e depois lave como habitualmente.
SE O TECIDO FOR DE COR OU A ETIQUETA INDICAR QUE NÃO É POSSÍVEL APLICAR LIXÍVIA SOBRE ELE, deverá embebê-lo num alvejante de oxigénio (a lixívia é um alvejante à base de cloro) e água quente durante pelo menos meia hora, lavando depois a peça como de costume.
Verifique se a mancha desapareceu após a lavagem e não ponha a peça na máquina de secar se a nódoa não estiver totalmente eliminada, caso contrário poderá defini-la mais no tecido. Repita a lavagem, se necessário.
As dicas a seguir indicadas destinam-se a remover manchas de bolor realmente difíceis.
Esfregue a mancha de bolor com peróxido de hidrogénio, enxagúe e volte a lavar.
Ponha o tecido a secar ao sol, pois é um agente de clareamento natural e ambos podem deter o crescimento de fungos, podendo mesmo o sol, por si só, remover as manchas de bolor.
Remover manchas de bolor de estofados.
Aspire o máximo de bolor possível.
NB: Depois de aspirar uma superfície com bolor, deverá substituir o saco ou esvaziar o recipiente imediatamente, a fim de evitar a propagação de fungos dentro de casa. Se o depósito for uma caixa lavável, deve lavá-la imediatamente com água quente e lixívia para eliminar quaisquer vestígios de bolor.
Limpe o estofado com um pano limpo e branco, embebido numa solução composta por 1 copo de água fria e dez gotas de amoníaco, esfregando a mancha até que o líquido seja absorvido.
NB: O estofado deverá ser molhado somente o necessário para remover as manchas de bolor.
Dica: A amónia pode ser prejudicial para alguns tipos de estofados, sobretudo numa concentração tão alta como a sugerida aqui para remover manchas de bolor. Portanto, antes de aplicar a solução de amoníaco no estofado manchado, deverá testá-lo numa área escondida para se certificar de que não irá prejudicar o tecido ou fibras.
Repita a operação até que a mancha causada pelo bolor tenha sido removida do estofado.
Limpe a área tratada com água fria e um pano branco novo, a fim de retirar quaisquer vestígios da solução de limpeza e, em seguida, deixe secar.
Facilite a secagem do estofado usando um secador de cabelo, com temperatura a frio, ou colocando uma ventilador junto ao estofo para se certificar de que fica completamente seco, mesmo no interior.
NB: Esta última etapa é crucial porque bolor pode regredir rapidamente e voltar se uma área permanecer húmida; portanto, o estofado deve ser seco na íntegra para evitar o reaparecimento de bolor.
Se a absorção do bolor no estofado não for muito funda, será capaz de tratar facilmente da sua remoção seguindo os procedimentos indicados acima. Caso contrário, se o bolor penetrou uma área muito profunda do estofado, poderá ser-lhe difícil extraí-lo sem recorrer à ajuda de um profissional.
Limpar e remover manchas de bolor de tapetes
Aspire o máximo de bolor possível do tapete.
NB: Deverá substituir o saco ou esvaziar o recipiente imediatamente após a aspiração do tapete, a fim de evitar a propagação de fungos dentro de casa. Caso se trate de uma caixa lavável, deverá lavá-la imediatamente com água quente e lixívia para eliminar quaisquer vestígios de bolor.
Prepare uma solução com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente da louça ou da roupa. Misture muito bem até criar espuma.
Esfregue o tapete bolorento com a solução de limpeza preparada, repetindo as vezes necessárias para que a mancha de bolor seja removida.
Assim que a mancha seja removida, limpe o tapete com um pano branco embebido em água fria e deixe secar.
Acelere e facilite a secagem do tapete usando um secador de cabelo ou ligando uma ventoinha junto dele, certificando-se de que ambos os lados ficam bem secos. Este processo é crucial para impedir o reaparecimento de bolor no tapete.
Dica: Caso se trate de um tapete felpudo em que o bolor não afetou apenas a sua superfície, penetrando inclusive na zona forrada, poderá ter de recorrer ao apoio de um profissional.
Remover bolor dos azulejos e banheiros.
Para se livrar do bolor e das manchas que este deixa na zona do chuveiro/banheira e dos azulejos em geral, use água quente com um bom creme de limpeza (Cif ou outro) e esfregue com o lado abrasivo de uma esponja de cozinha ou com uma escova de dentes velha, que lhe permitirá chegar aos cantos mais inacessíveis.
Remover bolor da máquina de lavar
As manchas de bolor podem também acumular-se na máquina de lavar, especialmente na gaveta do detergente, na borracha do tambor ou no filtro. Por vezes desenvolve-se um cheiro a mofo característico, proveniente do crescimento de bactérias ou fungos e do acumular de bolor.
O desenvolvimento de bolor afeta tanto as máquinas de carregamento no topo como as de carregamento frontal, mas faz-se sentir mais nas máquinas com carregadores frontais, devido à vedação nas portas.
A seguir são dadas dicas para limpar várias partes da máquina de lavar roupa com maior probabilidade de acumular bolor.
Se costuma lavar semanalmente uma ou duas cargas de roupa com lixívia e/ou água muito quente, a probabilidade de o bolor se desenvolver é menor, dado que estas substâncias tendem a eliminar naturalmente as manchas e cheiros de bolor. No entanto, se deixar acidentalmente a roupa na máquina de lavar por um tempo, ou até se não deixar a máquina de lavar roupa secar completamente antes de fechar a porta.
Pode limpar o bolor da máquina da roupa com um spray de limpeza com lixívia e uma escova de dentes velha, lavando, no lava-loiça, as partes removíveis da máquina em água quente e lixívia.
Para evitar o cheiro desagradável, deverá deixar a porta e gaveta do detergente abertas após cada lavagem, para permitir que sequem completamente.
Para o evitar o desenvolvimento de bolor na máquina é fundamental fazer uma limpeza periódica da máquina, dado que as zonas mais afetadas do aparelho são sujeitas a uma grande humidade, estando depois fechadas. Assim, pelo menos uma vez por mês, limpe a máquina, pondo-a a trabalhar, vazia, com água quente e um produto para eliminar o calcário que deverá colocar na gaveta do detergente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário