Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça! O que fazer? A terapeuta capilar e cosmetóloga Sheila Bellottiexplica por que cada vez mais mulheres jovens estão passando pelo que muitas consideram um pesadelo.
"Existem pessoas que têm tendência a ter mais cedo e outras mais tarde, mas todas terão. Com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um", analisa ela.
Mas fios brancos aos vinte e poucos anos não é nada legal, não é? Pois é... Mas, segundo Sheila, não há muito a fazer. Se o fio já perdeu a melanina, só há duas opções: pintar ou assumir. O grande vilão por trás do embranquecimento pode ser, adivinhem?, ele mesmo: o estresse!
"Quando descartamos a questão genética, partimos para uma anamnese (uma entrevista com questões sobre a saúde do paciente) e, a partir daí, umtrabalho multidisciplinar para detectar o que tem que tratar: estresse, trauma".
São as mulheres as maiores vítimas da caninice - perda da coloração dos fios. Sheila explica que o estresse auxilia na queima da melanina, fenômeno que pode acontecer também em outras partes do corpo e que dá origem a outras doenças, como o vitiligo, por exemplo.
Mas, pelo menos em alguns casos, o tratamento correto pode até recuperar a cor do fios, que voltam a crescer com a pigmentação inalterada. "Não tem como fugir muito disso. O jeito é coloração, psicólogo e tentar diminuir o estresse", conclui a terapeuta capilar.
Leia também:
- Sem cabelos brancos - Cabelos brancos são inevitáveis? Apenas para quem não conhece as dicas que levantamos para combater esses vilões da beleza feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário