O principal objetivo da implantação de um sistema de esgoto é a saúde da população. Assim sendo, a coleta e tratamento do esgoto evitam a contaminação do lençol freático, reduzem doenças e preservam o meio ambiente.
No banheiro
O vaso sanitário não é lixeira! Fios de cabelo, tocos de cigarro, absorventes, papéis, plásticos, preservativos, fraldas e outros objetos devem ser dispostos adequadamente no lixo e não no vaso sanitário. Agindo assim, evita-se entupimento e rompimento do esgoto nas ruas e quintais.
Não jogue garrafas, mangueiras, pedras, pneus, carcaças de animais A rede coletora de esgoto não tem capacidade pra receber nenhum tipo de lixo.Água da chuva
A água da chuva recolhida nos telhados e quintais deve ser conduzida para as sargetas, cair nas bocas de lobo e seguir para os rios. Há muitas casas com drenagem clandestina da água da chuva para o esgoto. As redes de esgoto não comportam água da chuva e o lixo, que é jogado de forma irresponsável nas ruas e que acaba sendo levado pela enxurrada. Isso causa o retorno de esgoto nas casas e transbordamento do mesmo nas ruas.
NA COZINHA
Pia – Não jogue pó de café, cascas de frutas e de legumes, palitos, ou sobras de comida na pia. Utilize sempre o ralinho japonês para conter os resíduos sólidos e descarte-os adequadamente no lixo.
Caixa de gordura – Limpe sua caixa de gordura mensalmente. Retire a gordura acumulada, coloque em um saco plástico e jogue no lixo. Agindo assim, entupimentos, transbordamentos e mau cheiro serão evitados.
São medidas muito simples, mas que são pouco observadas em nosso dia-a-dia e que geram transtornos de alto custo. É impressionante a variedade de lixo encontrada nos esgotos. Gasta-se muita energia para remover o lixo antes de o esgoto ser tratado. Até parece que as pessoas acham que o que vai no vaso sanitário, ralo, etc, evapora e some, magicamente! Se fosse assim, nossa tarifa de esgoto mensal não viria tão alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário